Symmetra não está entre os melhores heróis de Overwatch. A personagem certamente tem utilidade; como Jeff Kaplan diz no vídeo abaixo, o problema não é ela ser completamente ruim, mas ser útil apenas em situações específicas. E isso, no geral, a torna uma escolha menos frequente e certa. Diante disso, a Blizzard anunciou mudanças severas que a heroína irá receber, sendo que em breve elas já estarão presentes nos servidores públicos de teste.

A alteração mais chamativa está no fato de que Symmetra passará a ter dois Ultimates, podendo escolher qual dos dois quer usar. Nenhum outro personagem, atualmente, possui isso. O motivo disso é que seu portal é bem útil, por exemplo, quando seu time está na defesa e você deseja que seus aliados cheguem logo ao primeiro ponto que deve ser protegido. No entanto, se esse ponto é perdido, existem mapas em que o segundo local que precisa ser defendido é extremamente próximo da área de renascimento de heróis derrotados, tirando a efetividade do portal.

Dito isso, ele continuará sendo um dos Ults da personagem já que há situações em que ele vale. O poder que existirá ao lado dele será um gerador, que também é um objeto físico, capaz de fornecer escudo para os aliados em maior quantidade do que Symmetra pode fazer manualmente e em uma grande área. O interessante é que não é necessário que o gerador tenha contato visual com outros heróis para fazer efeito, então ele pode ser escondido na fase. O medidor do Ultimate será preenchido exatamente como antes, mas, quando estiver cheio, o jogador decidirá qual das duas habilidades que ativará.

Overwatch

Overwatch

O portal em si também terá melhorias. A vida dele será maior do que antes e parte dela será um escudo. Assim, desde que o dano não seja severo, ele se regenerará sozinho. E, como o gerador de escudo fará o servido de ampliar as defesas do time, Symmetra não terá mais a habilidade de fornecer uma defesa de energia a aliados. Em vez disso, ela terá no lugar desse poder a Barreira de Fótons, uma espécie de “escudo projétil”, mais ou menos similar ao de Reinhardt. A diferença é que como ela tem essa característica de ser projétil, a heroína pode ficar mais para trás do time, dispará-lo, e sinalizar aos aliados que é possível avançar.

Finalmente, as pequenas turretas não permanecerão as mesmas. Atualmente, há um máximo de seis turretas que podem ser colocadas no mapa, sendo que apenas três podem ser “guardadas” por Symmetra. Assim, você precisa esperar que o cooldown dessa habilidade termine para então colocar uma turreta nova, isso depois de já ter posicionado suas três que estavam armazenadas. Esse número será aumentado para seis, o que significa que, assim que a partida começar, será possível colocar todas as pequenas turretas de uma só vez. Junto disso, o cooldown para novas turretas foi diminuído. Antes demorava doze segundos, depois da atualização demorará dez.

Quanto à arma principal de Symmetra, pouca coisa mudará. Apenas a distância de lock-on do tiro primário será levemente maior.

No geral, a impressão é de que a personagem sairá dessa atualização completamente diferente, ao ponto de que, em certos aspectos, será preciso reaprender a utilizá-la. Não digo isso de maneira negativa, já que essas mudanças eram necessárias e soam todas bem interessantes. Resta agora saber se o mesmo ocorrerá futuramente com Torbjörn, que também não é visto com os melhores olhos do mundo pela comunidade de Overwatch.

  • KauCaze

    Tirando as desvantagens citadas no texto, eu acho a Symmetra umas das melhores personagens no jogo. Bem desvalorizada, é verdade.
    Espero que com essa mudança ela se torne mais “popular” e que façam o mesmo com o Tobjorn…

    … E que deletem o Genji. xD

    • Heitor De Paola

      É, a bem da verdade é que a boa parte das desvantagens dela não são sentidas por nós, mas mais no competitivo mesmo. Mas de qualquer forma, tudo isso que vão mudar nela parece bem legal, acho que dará nova vida à personagem, que eu sinto ver pouco ultimamente.

    • Jonathan B.

      Symmetra papa Genji quando ele chega todo pimpão no ponto…

  • El Luchador

    Finalmente!
    Essas mudanças serão bem-vindas!

    E em relação ao Torb…. bem, só me entristece quando alguém pega ele no ataque, no Competitivo.