Em seus 25 anos, Sonic passou por tantas atribulações e recebeu tantos jogos medíocres que passamos a ver com naturalidade toda a gama de criações debochadas, irônicas ou apenas bizarras nas quais o personagem é representado na internet. Embora isso tenha seu valor (um que tem sido oficialmente reconhecido), a Sega quer nos lembrar também que, apesar de seus altos e baixos, Sonic ainda é um ícone pop.

Em parceria com a Washington Green, uma das maiores instituições de arte do Reino Unido, a Sega preparou uma exposição que rodará as 34 galerias da Castle Fine Art, espalhadas pela Inglaterra e Escócia, a partir do dia 2 de dezembro. São 25 obras criadas por oito diferentes artistas aclamados, que retratam o herói em seus próprios estilos pessoais. São esculturas com peças metálicas, pinturas à óleo, peças que misturam alumínio e neon e gravuras — uma delas está a venda por 40 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 170 mil).

Dentre as imagens de divulgação, estão um painel em 3D metálico, e duas pinturas à óleo, uma de Sonic e outra de seu rival Shadow, introduzido em Sonic Adventure:

original-2

original

sonic

O jornalista David Scammell publicou no site Videogamer fotografias de algumas outras obras, tal qual seus preços para compra — incluindo as peças com neon do artista Louis Sidoli:

11f1e041-8cca-4861-9ff8-a6e04d27c57a_new_img_6267

5a3e8b09-ba2a-49ca-bc67-2e02f6f7a6fe_new_img_6280

6a39794c-be33-4e42-9a3e-f45e61109954_new_img_6274

No Twitter, jornalistas que participaram da abertura da exposição também compartilharam imagens das obras expostas:

  • Guarda Belo#AIKE2018

    I GOTTA GO FAST !!!!!!!!!

  • Itacha Uchiha

    “Em seus 25 anos, Sonic passou por tantas atribulações e recebeu tantos jogos medíocres que passamos a ver…”
    Caramba, cara, as pessoas adora falar mal de Sonic até quando tao elogiando. Se nao sabe escrever, nao fala merda alguma. Desde quando Sonic receber TANTOS jogos mediocres? Eu posso fazer uma lista completinha aqui pra provar quais jogos realmente foram considerados ruins
    o problema com um texto mal escrito como esse é que uma pessoa leiga em Sonic
    olha isso
    e pensa que a maioria dos jogos foram ruins
    Cara, essa tal pessoa que escreveu essa materia precisa aprender a escolher melhor suas palavras. Me senti claramente ofendida. vai ler um pouco mais sobre o jogo antes de falar merda, cara. Na boa… Da uma pesquisada antes. Não faça mais isto.

    • Heitor De Paola

      Cara, você se sentiu ofendido porque falaram mal de Sonic. Reveja seus conceitos. Seriamente.

      E outra, a coisa mais comum que você vai encontrar é uma boa unanimidade em pessoas que concordam que a maioria, sem dúvida alguma, de jogos do Sonic são um lixo completo. A franquia mais do que desandou há muitos anos e nunca mais encontrou seu prumo pós Sonic 2 e 3, com poucas exceções.

    • riquesampaio

      Calma, miga. Eu adoro Sonic, cresci jogando, joguei praticamente todos eles (incluindo os medíocres, como Shadow the Hedgehog e Sonic 2006), ando por aí com camiseta do personagem etc, mas nem por isso eu deixo de assumir que o personagem teve uma trajetória de altos e baixos. Desculpe, mas até fãs assíduos da série assumem isso. Até a SEGA assume isso (e já fez isso mais de uma vez em sua história). E em momento algum eu fiz a afirmação de que “a maioria dos jogos foram ruins”.

      E, bem, antes de fazer acusações ou depreciar, avalie suas próprias palavras. Você faltou com respeito e ainda errou feio ao afirmar que eu não sei do que eu estou falando. Vai com calma.

    • José Cordeiro

      Eu adoro Sonic mas não achei nenhum dos jogos dos últimos 10 anos satisfatório (tendo jogado pouco mais da metade dos lançamentos mais recentes), então acho justo dizer que o personagem passou por “tantas atribulações e recebeu tanto jogos medíocres”. O Rique (autor da matéria) é um ferrenho defensor do Sonic, e o tom dele segue o que a própria SEGA vem admitindo há vários meses, com a promessa que 2017 seja o ano do retorno do raio azul.
      Evite ofender as pessoas sem ver o contexto. Seguindo seu próprio conselho: Se buscar “Sonic” nas notícias do site vai ver que as únicas matérias sobre ele que não são debochadas são as do Rique, então: “Da uma pesquisada antes. Não faça mais isto.”

    • Mas foram né gente… ruins. Defender Sonic é um trabalho ingrato, Rick faz isso até muito bem.