O The Game Awards 2016 teve uma categoria chamada “Games for Impact”, dedicada a jogos que tenham uma mensagem ou que sejam socialmente conscientes. O ganhador desse prêmio foi That Dragon Cancer, um título criado por Ryan e Amy Green, ao lado de Josh Larson, que contou a história de Joel, filho do casal, que faleceu aos cinco anos, em 2014, tendo passado quase toda a sua vida lutando contra o câncer.

Quem subiu ao palco para receber o troféu foi Ryan, que, com a voz embargada, acompanhou isso de um belo e emocionante discurso. Abaixo, você encontra uma tradução do que foi dito pelo desenvolvedor.

“That Dragon Cancer existe por conta da minha esposa, Amy, dos meus filhos, Kaleb, Elijah, Isaac e Zoey. Do meu parceiro de negócios, Josh, de nossa equipe, John, Brock, Ryan, Mike e Chris. De nossos amigos no Ouya, Kelly, Julia, Bob e Jared. De nossos mais de 3 mil apoiadores no Kickstarter. Por conta do Indie Fund e de toda essa indústria, que acreditava que o jogo deveria existir.

Muitas vezes, em videogames, nós escolhemos como seremos vistos. Nossos avatares e nossos tweets, e o trabalho que fazemos são criados para retratar a história que nós queremos contar ao mundo, sobre por que nossas vidas importam. Mas, algumas vezes uma história é escrita em nós, ou graças a nós ou apesar de nós. E isso revela nossas fraquezas, nossas falhas, nossas esperanças e nossos medos.

Vocês nos deixaram contar a história de nosso filho Joel. No fim, não era a história que gostaríamos de contar. Mas vocês escolheram nos amar através de nossa dor, ao aceitarem parar e ouvir e não virar as costas. Aceitaram deixar a história de meu filho Joel mudar vocês porque escolheram vê-lo e experienciar como nós o amamos.

E eu tenho esperança de que quando estamos dispostos a ver uns aos outros, não só por quem gostaríamos de ser, mas por quem somos e quem nós devemos ser… esse ato de amor e esse ato de graça podem mudar o mundo. Obrigado.”

Caso queira saber mais sobre That Dragon Cancer, temos um artigo falando a fundo sobre essa experiência e um podcast em que conversamos sobre jogos biográficos. Você também pode conferir todos os jogos, jogadores e estúdios que foram vencedores no Game Awards 2016.