O fundado da Namco, Masaya Nakamura, faleceu aos 91 anos de idade no dia 22 de janeiro. A informação foi divulgada pela empresa nesta segunda-feira (30).

Em 1955, Nakamura criou a Nakamura Manufacturing, que mais tarde se tornaria a Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company, nossa conhecida Namco. A ele que é atribuída a ideia de adquirir os direitos de ser subsidiário da Atari no Japão, movimento que deu a empresa a capacidade de lançar jogos que definiram a indústria nos anos 1970 e 1980. Sem dúvidas, o nome mais conhecido criado pela Namco foi Pac-Man, em 1980, que se tornou um fenômeno não só nos arcades como também da cultura-pop como um todo. Poucos personagens são mais reconhecíveis do que o “come-come”.

Masaya Nakamura

Masaya Nakamura

Outros grandes sucessos lançados pela empresa enquanto era liderada por Nakamura foram Galaga, Dig Dug, Pole Position, Ridge Racer e Tekken. Em 2005, a Namco se fundiu a Bandai, formando a Bandai Namco. Após essa transição, Nakamura reteve um título honorário na companhia.

Em 2007, por conta de sua contribuição à indústria do Japão, o fundador da Namco foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente: Raios Dourados com Roseta pelo governo japonês, a segunda mais prestigiada ordem honorífica japonesa.

  • Guilherme Gondin

    Ridge Raaaaaacer