O futuro é promissor se você gosta da série Fire Emblem.

Em uma transmissão dedicada à franquia, que ocorreu na noite desta quarta-feira (18), a Nintendo anunciou novos jogos da série, além de dar mais detalhes de títulos que já conhecíamos. No total, quatro novas entradas estarão disponíveis entre 2017 e 2018, sendo que algumas delas estão bem próximas de chegarem às lojas.

A começar por Fire Emblem Heroes. Este é o jogo para celulares cuja existência já havia sido revelada anteriormente. Ele estará disponível gratuitamente a partir do dia 2 de fevereiro tanto para iOS quanto para Android. Heroes será uma espécie de pot-pourri de toda a franquia, pois poderemos invocar heróis de outros Fire Emblem. Foi citado que personagens de The Binding Blade, Awakening e Fates estarão presentes.

Fire Emblem Heroes

Fire Emblem Heroes

A ação será a de estratégia por turnos tradicional à série, contando com o esquema de “pedra, papel, tesoura” que determina a vantagem de certas armas sobre outras. Ao que tudo indica, a maior diferença em relação à jogabilidade estará na disposição do mapa, que terão todos 8×6 quadrados, de forma a caberem melhor em telas de celulares e os heróis não poderão morrer permanentemente. Fora isso, ele terá um modelo de monetização mais em linha com o que encontramos em outros aplicativos mobile. Especificamente, os heróis icônicos de outros títulos poderão ser invocados com o uso de dinheiro real, apesar disso também poder ser feito com o uso de orbes ganhos ao fim das lutas.

Há atualmente uma campanha ocorrendo, na qual a Nintendo pede que jogadores escolham seus heróis favoritos. Ao conectar sua conta ao site, além de ser agraciado com 200 Pontos de Platina, você será convidado a votar no personagem que mais gosta. O herói e heroína que receberem mais votos serão os que estarão disponíveis em Heroes em seu lançamento.

Em seguida temos Fire Emblem Echoes: Shadow of Valentia, que está a caminho do 3DS no dia 19 maio. De acordo com o que foi dito pela Nintendo, trata-se de uma releitura de Fire Emblem Gaiden, um capítulo da série que nunca foi lançado no ocidente e que chegou às lojas do Japão em 1992.

Shadow of Valentia terá gráficos atualizados, áudio para as vozes dos personagens e contará com mudanças em relação às mecânicas tradicionais de Fire Emblem, incluindo calabouços com inimigos que devem ser explorados. Junto do jogo, no dia 19 de maio estará à venda um pacote com dois Amiibos, de Alm e Celica, que são os protagonistas dessa aventura.

Amiibos de Alm e Celica

Amiibos de Alm e Celica

Indo para o fim deste ano teremos Fire Emblem Warriors. Em um estilo completamente diferente dos outros títulos, este Musou foi revelado através de um teaser na apresentação da última quinta-feira, na qual a Nintendo ofereceu detalhes adicionais sobre o Switch, como seu preço e lançamento. Na ocasião nenhuma data havia sido mencionada, porém agora sabemos que ele estará disponível ainda em 2017, durante nossa primavera. Há uma surpresa, no entanto. Warriors sairá também para o New 3DS e New 3DS XL, aparentemente na mesma data. Aos interessados nessa versão, uma palavra de cautela. Hyrule Warriors eventualmente chegou ao portátil, porém rodava muito mal nele, com uma taxa de quadros atroz. Apenas no New 3DS que sua performance era aceitável, então é possível que o cenário se repita aqui.

Finalmente, há um título inteiramente novo de Fire Emblem em desenvolvimento para o Switch. Dito isso, nenhum outro detalhe foi dado além de um vago 2018. Nem sabemos se suas mecânicas serão centradas em estratégia por turnos ou se se tratará de algo inteiramente novo.

Correção: a notícia inicialmente apontava que Fire Emblem Warriors não sairia também para o 3DS e 3DS XL. Ela foi atualizada corrigindo isso.

  • Caio_RB

    Heitor, Fire Emblem Warriors é apenas pra New 3DS e New 3DS XL, não vai ser lançado pra versões normais justamente pelo mau desempenho do Hyrule Warriors Legends nessa versão. Eles tinham anunciado na direct.