Serviço online pago do Switch oferecerá descontos e acesso gratuito temporário a jogos do Virtual Console

O site da Nintendo oferece alguns detalhes sobre o serviço online pago do Switch, anunciado durante a apresentação que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (12) para sexta-feira (13).

Primeiramente, o serviço será necessário para se acessar o online da “maior parte” dos jogos, sejam eles cooperativos ou competitivos. Esse é o mesmo padrão presente no PlayStation 4 e Xbox One atualmente, sendo que no caso da Microsoft isso já existia desde o Xbox 360.

Provavelmente a novidade mais chamativa que faz parte do serviço é o download gratuito de jogos do Virtual Console. De acordo com o que é dito no site da Nintendo, assinantes poderão baixar gratuitamente um jogo de NES ou de SNES por mês. No entanto, segundo o texto, esses jogos permanecerão gratuitos apenas pelo período daquele mês, sendo necessário comprá-los posteriormente caso você queira continuar jogando. Ainda não está totalmente claro se esse é de fato o caso, ou se o período de 30 dias refere-se ao tempo que cada um terá para baixar os títulos, podendo então jogá-los indefinidamente desde que ainda sejam assinantes (como ocorre com a PS Plus e com a Live Gold). Assim que a Nintendo esclarecer o assunto atualizaremos a nota.

Fora isso, foi também afirmado que alguns jogos de SNES ganharão funcionalidades online. Não foi especificado quais títulos terão esse benefício, mas é fácil imaginar exemplos como Super Mario Kart e F-zero ganhando nova vida se tirarem proveito disso. A Nintendo já fez algo similar com Pokémon Red & Blue quando os lançou no Virtual Console do 3DS.

Nintendo Switch

Nintendo Switch

Além daqueles que são gratuitos, a assinatura oferecerá aos usuários descontos em jogos digitais e conteúdos como DLCs. Por último, o Switch terá lobbies online e chat de voz através de um app para dispositivos smart que se conectará ao Switch. Através dele será possível convidar amigos para sessões, marcar o horário da jogatina e, é claro, conversar com eles. Este aplicativo terá uma versão gratuita e limitada no meio deste ano.

O acesso a essa infraestrutura online do Nintendo Switch será gratuito até a primavera deste ano, momento em que passará a ser paga. Não está claro se até lá os usuários do novo console/portátil já terão acesso aos jogos mensais de NES e SNES. Ainda não foi dito quanto que o serviço custará mensal ou anualmente.

O novo aparelho da Nintendo estará disponível a partir do dia 3 de março. Veja mais detalhes sobre o dispositivo.