Videogames são constantemente referenciados em desenhos da Cartoon Network, mas o 18° episódio da quinta temporada de O Incrível Mundo de Gumball, exibido recentemente nos EUA, capta perfeitamente nossas memórias e experiências com RPGs japoneses — especialmente Final Fantasy VII.

Em “O Console”, Gumball ganha de seu pai um “GameChild” com o jogo “Inverted Paradox: The Enemy Within”, cujo logotipo usa a mesma fonte de Final Fantasy. “Títulos de JRPG nunca fazem sentido. Eles são apenas palavras aleatórias jogadas juntas”, diz Gumball, antecipando um episódio repleto de piadas e referências a clichês de RPGs japoneses. Piadas com a possibilidade de dar ao herói do jogo uma palavra que muda o sentido das frases ditas por NPCs, a pilhagem causada pelo jogador em casas alheias e trajes absurdos estão garantidas.

Além da sátira elaborada, o episódio capta perfeitamente o estilo visual de Final Fantasy, emulando sequências de batalhas com visuais em baixa definição. Até mesmo a fanfarra de vitória e os summons são recriados, em clara referência à Final Fantasy VII:

O site norte-americano da Cartoon Network permite assistir ao episódio por streaming. Há usuários no YouTube disponibilizando o episódio completo para visualização:

GIFs: Dorkly.