Após o anúncio da reaquisição dos direitos do clássico cult de PC Outcast por seus criadores, em 2013, não demorou muito até que se anunciasse uma campanha de financiamento coletivo para um remake. Ela falhou, mas o projeto continuo vivo, desta vez com o apoio da publisher francesa Bigben Interactive, que distribuiu recentemente 2Dark. Agora, alguns meses após o anúncio oficial de Outcast: Second Contact, podemos ver pela primeira vez como o remake está ficando.

O que fica claro é que o jogo foi inteiro refeito, com novas tecnologias e jogabilidade. No entanto, a trilha sonora continua a mesma, o que é ótimo, dado o quão impressionante ela já era em 1999. A dublagem também parece intocável, embora soe melhor.

O trailer mostra o ex-soldado da marinha Cutter Slade (é, ele tem um nome estúpido) com uma aparência mais jovem que o original, montado em um twon-ha (criaturas bípedes usadas para locomoção), enfrentando soldados talan com diferentes tipos de armas em terceira pessoa (o jogo original permitia alternar a câmera também para primeira pessoa) e passando por alguns desafios do jogo original.

O que mais incomoda é, certamente, a baixa qualidade das animações faciais durante os diálogos, o que deixa explícito que ainda há coisas que podem ser melhoradas no remake — e que o orçamento do projeto não é dos mais altos.

Outcast foi lançado em 1999, tornando-se um dos primeiros jogos de mundo aberto, que era diretamente afetado pelas nossas ações. Muitos dos elementos que vemos em RPGs como Mass Effect ou Horizon: Zero Dawn, como as árvores de diálogos, o sistema de quest, a busca por recursos e a construção de universo, já estavam presentes em Outcast.

Outcast: Second Contact será lançado para PS4, Xbox One e PC no final de 2017.