Uma das grandes expectativas deste ano é o lançamento do Projecto Scorpio, uma versão melhorada do Xbox One, um salto similar ao feito do PlayStation 4 para o PlayStation 4 Pro, porém ainda maior.

Na manhã desta quinta-feira a Digital Foundry publicou uma matéria na qual revela diversos das especificações do novo console. O site pôde vê-lo a convite da própria Microsoft e a primeira coisa a ser notada é que a empresa está atingindo os parâmetros prometidos por ela quando o aparelho foi oficialmente anunciado na E3 de 2016.

O Scorpio não é apenas mais forte do que o Xbox One S. Ele é também mais capaz do que o PlayStation 4 Pro, lançado em outubro do ano passado pela Sony. Ele estará equipado com o que está sendo chamado de “Scorpio Engine”, um sistema em um chip (SoC) customizado, feito em conjunção com a AMD.

Sua GPU tem 40 unidades de processamento gráfico Radeon rodando a 1172 MHz, sua CPU tem 8 cores x86 customizados rodando a 2,3 GHz e conta com 12GB de RAM GDDR5, sendo 4GB usados para o seu sistema e o resto livre para desenvolvedores utilizarem. Com isso, a Digital Foundry afirma que o console alcança os 6 Teraflops que foram mencionados por Phil Spencer na coletiva da E3. Para comparação, o PlayStation 4 Pro, o console mais poderoso atualmente no mercado, tem uma GPU rodando a 911 MHz, enquanto sua CPU tem 8 cores Jaguar rodando a 2,1 GHz.

Fora isso, o Scorpio virá com um HD de 1TB e um drive que roda Blu-Rays Ultra HD, algo já presente no Xbox One S e ausente no PlayStation 4 Pro.

A tabela abaixo, também da Digital Foundry, mostra um comparativo mais diretamente ao ponto entre o Scorpio, Xbox One e o PlayStation 4 Pro.

Tabela comparando as especificações do Scorpio, Xbox One e PS4 Pro (via Digital Foundry)

A análise da Digital Foundry aponta uma outra coisa, além dos números brutos. De acordo com a reportagem do site, um dos aspectos mais chamativos do console está no processador de comandos da GPU. O motivo está no Direct3D 12 ter sido construído no processador de comandos da GPU, tornando a comunicação entre o processador gráfico e os jogos mais eficiente. Segundo o que é dito, é comum que uma CPU precise de milhares de instruções para informar ao hardware de gráficos o que precisa ser desenhado. Por conta da arquitetura do Scorpio, isso pode ser feito com apenas 11 instruções e 9 para um state change. Ao que tudo indica, com isso é realmente possível que jogos em 900p ou 1080p rodem em 4K nativo no aparelho.

A Microsoft demonstrou isso em uma demo feita na engine de Forza MotorSports para o site, que rodava não apenas em 4K mas também a 60 quadros por segundo. Mesmo com tudo isso, entre 60 e 70 por cento da GPU do Scorpio estava sendo utilizada, o que significa que ainda havia possibilidade de outas melhorias. Outra consequência da mudança de arquitetura é que jogos antigos não precisarão receber patches específicos – e também não será preciso ligar um “boost mode” – para que eles tirem proveito do poderio do Scorpio.

A casa do Xbox está ciente de que fazer com que títulos antigos passem de repente a rodarem de maneira diferente do intencionado pode causar problemas. Recentemente vimos isso em uma das coleções de Kingdom Hearts, em que os 60 quadros por segundo fizeram com que certos ataques de inimigos agissem de maneira diferente da original. Dessa forma, a própria empresa afirma que haverá casos em que eles terão de “dar uma diminuída em alguns atributos. Em alguns jogos nós potencialmente teremos de diminuir o número de CUs, por exemplo, para manter a compatibilidade com aquele título, “disse Andrew Goossen, da Microsoft. Ele completa que isso não é diferente do que é feito quando jogos do Xbox 360 entram na retrocompatibilidade do Xbox One, então não é algo que a empresa já não esteja acostumada a fazer.

Exitem agora duas grandes questões. A primeira delas é, jogos. Phil Spencer já afirmou anteriormente que nenhum jogo poderá rodar apenas no Scorpio, tendo também de funcionar no Xbox One original. Isso não parece ter sido um problema com a chegada no PlayStation 4 Pro, principalmente pelo fato de que o console não é tão mais capaz do que seu predecessor. No caso do novo aparelho da Microsoft, o salto é consideravelmente maior, o que pode fazer com que o Xbox One só comece a parecer um empecilho, impedindo que jogos tenham as capacidades técnicas que de outra forma poderiam ter se pudessem existir apenas no Scorpio.

A segunda questão é o preço. Nada ainda foi dito sobre quanto que o aparelho custará quando chegar às lojas no fim do ano e, como ressaltado pela Digital Foundry, esse hardware todo provavelmente não será barato. A especulação do site é de que o Scorpio apareça no mercado custando US$ 499, o mesmo preço que o Xbox One tinha em seu lançamento. Nós deveremos ter a confirmação disso na E3 deste ano.

  • El Luchador

    Não sei se fazer esse tipo de coisa é um bom caminho pra indústria.

    Vamos esperar pra ver…

  • Hm, eu entendo a primeira questão sobre os jogos exclusivos de Scorpio, mas não sei se ela faz muito sentido prático. Há anos o mercado de PCs ultra potentes divide vários títulos multiplataforma com os consoles e nem por isso falamos que esses títulos “nivelam por baixo” já que precisam ser adaptados também para os consoles. Talvez o raciocínio aqui – e o que a Microsoft queira mostrar – é que o desenvolvimento de jogos chegou em um nível meio que responsivo: o mesmo jogo (se desenvolvido corretamente) pode ser esticado e comprimido sem perder sua essência.

    Porém, eu tenho certeza que em alguns jogos – como o próprio Forza – a potência do console pode trazer uma experiência mais completa, como maior frames por segundo e cálculo de físicas mais realistas. É meio que a regra do Iphone… eu posso ter o Iphone 5 rodando todos os apps que um Iphone 7 rodaria, mas não com a mesma performance e rapidez.

    • Heitor De Paola

      Ao mesmo tempo, a gente tem que lembrar que o mercado de PC só voltou a ficar legal lá pelos últimos dois anos da geração passada. Antes disso ele praticamente só recebia ports porcos que eram definitivamente nivelados por baixo. E, infelizmente, nos últimos dois anos a gente voltou a ver casos em que isso apareceu novamente, então não me parece uma realidade impossível.

      • Fair enough. Mas aí estamos falando de ports cagados e não de um produto que conceitualmente só funcionaria em hardwares mais potentes. Por exemplo, se um dia sair a versão remaster plus alpha omega de Mass Effect Andromeda pro Scorpio – ou PC, que seja – vai continuar sendo um jogo mediocre e chato. Diferentemente de Zelda BotW que pode ter uma versão remaster 10x mais potente e polida que ainda assim vai continuar sendo um grande jogo. Talvez o ponto em que eu queria chegar é que regular performance não influencia muito quando o produto em si é bom. Overwatch mesmo eu jogo felizão aqui no meu PC cagado em Low Res sem culpa e me divirto da mesma maneira como quando jogo ele no PS4 Pro na tv 4k aqui de casa (#ostentação). Sei lá, to jogando Enter the Gungeon e olhando pra todos os títulos AAA com desdém agora 😛

        • El Luchador

          Poxa, aí eu discordo um pouco.
          Alguns jogos, EU simplesmente não consigo jogar mais em 30 fps (Dark Souls 3, por exemplo). Alguns meses atrás, eu também jogava Overwatch no meu note, tudo em low, mas hoje em dia eu tenho um pc massa (I7-6700 + GTX 1070 + 32gb RAM) e a satisfação de jogar muito mais fluído é inenarrável. Mesma coisa com Witcher 3, cujo jogo no PC é muito superior aos consoles, entre outros.

        • Heitor De Paola

          Ah sim. Poderia é legal e tem coisas que não podem ser feitas de outra maneira. Ao mesmo tempo, dois dos melhores jogos da atualidade são Persona 5 e Breath of the Wild, que tecnicamente são para PS3 e Wii U. Então poderio com certeza não é tudo.

  • rodrigo

    Rapaz customizaram o chip inteiro…veremos quando o embargo das specs completas cairem

  • Fabio Melo

    Do que adianta se continua chato desde o primeiro xbox no quesito jogos..Prefiro ficar com a sony e seus ni oh e persona

    • Erivelton Freitas

      Halo é simplesmente um dos ‘deuses’ dos jogos. Junto com a Nintendo, a MS tem as franquias mais conhecidas e respeitadas. O que a Sony tem? Qual jogo ela lança que é lembrado até hoje com a mesma ênfase que Mario e Halo?