Durante o mês de março, o site Itch.io promoveu uma maratona de desenvolvimento de jogos contra “o autoritarismo opressivo em todas suas formas”, intitulada ResistJam. Uma das ideias mais originais que vieram à fruição foi NNC News with Tom Vandercar, um simulador de teleprompter que, de forma bem humorada, traz à tona questões sobre censura e falta de transparência e honestidade das coberturas jornalísticas realizadas por grandes corporações.

No controle do responsável pelo texto que vai ao teleprompter, e que será lido pelo âncora do telejornal, você precisa substituir palavras “banidas” pelo novo diretor de jornalismo — um ex-ministro do governo — para evitar controvérsias ou inflamar a opinião pública, sempre de acordo com os interesses da emissora ou do próprio diretor. Os memorandos que determinam as pautas que passam pela censura, ironicamente, terminam com a frase “Por um país livre.”

As palavras banidas podem ser substituídas por qualquer uma das três opções disponíveis, uma mais ridícula que a outra. O que importa mesmo é mascarar a informação.

resist-jam-1

O jogador precisa prestar atenção no texto e substituir as palavras banidas antes que o jornalista as leia em voz alta. Se o termo original for lido pelo âncora, a barra de fundos da emissora é reduzido um pouco, sugerindo que o banimento das pautas está atrelado também aos interesses de seus investidores. E, obviamente, você não quer fazer essa grana toda acabar.

A cada fase, a lista de palavras banidas cresce, conforme a direção solicita que temas como violência policial e medidas anti-imigração sejam evitados. A dificuldade está em memorizar a sempre crescente lista e substituir os termos antes que eles sejam lidos, não importa pelo quê.

NNC News with Tom Vandercar não é nem tão polido e nem tão elaborado quanto Papers, Please, sua principal referência, e não dura mais do que 20 minutos, mas reforça a capacidade dos jogos de fazer comentários políticos e gerar reflexão — além de render algumas boas risadas.

Você pode jogá-lo gratuitamente direto de seu navegador ou baixá-lo para Windows em sua página no Itch.io.

 

  • Márcio Barbosa

    Que genial. Eles podiam dar aquela trabalhada pra deixar redondinho. Eu compraria. XD

  • Gabriel Morato

    Adoro esse tipo de jogo. Se eles resolverem fazer um jogo completo em cima desse ideia eu com certeza vou comprar.

  • El Luchador

    Saíram paradinhas novas de Overwatch. <3