Nós já vimos pessoas transformarem a experiência de assistir coisas ao vivo no Twitch em jogos, como no famoso caso de Twitch Plays Pokémon e exemplos subsequentes, como quando a comunidade se uniu para terminar Dark Souls.

Mesmo que não seja o primeiro a deixar que o chat tome decisões como um coletivo, StockStream é, ainda assim, provavelmente o exemplo mais peculiar de “Twitch Plays” visto até hoje. Basicamente, o canal permite que usuários usem comandos para decidir na venda e compra de ações do mercado, de empresas verdadeiras – como Netflix e AMD – e usando dinheiro de verdade.

O criador do StockStream, uma pessoa de nome Mike, disponibilizou US$ 50 mil de suas próprias economias para que o os espectadores no Twitch utilizem nesses investimentos. Usando de comandos descritos na própria página, como “!buy” e “!sell”, o programa contabiliza a cada cinco minutos qual foi a decisão que recebeu mais votos no chat. Depois disso, o ato é de fato executado e refletido no aplicativo Robinhood, dedicado a troca de ações, que está sendo transmitido ao vivo.

A PC Gamer conversou com Mike, o idealizador do StockStream, que explicou ao site que todo o dinheiro é, de fato, apenas dele. Junto da interface, ele também criou um sistema que avalia as estratégias de compra e vendas da comunidade. Mike também diz que não tem exatamente um objetivo definido, nem uma ideia do que ocorrerá a partir de agora, porém admite nervosismo diante do que poderá ocorrer com seu dinheiro.

Esse “Twitch Plays Bolsa de Valores” funciona no período em que o mercado de ações está aberto, respeitando os horários da NYSE. Caso queira também participar, basta entrar em sua conta do Twitch (ou criá-la) e escrever os comandos que deseja no chat.

Watch live video from StockStream on www.twitch.tv

  • André Luz

    caraca que doidera hahah, esses eventos dão bastante material para estudo.

  • FHC

    Fenomenal!