Atualização: ao longo do fim de semana, a avaliação geral de Grand Theft Auto no Steam, que era positiva desde seu lançamento em 2015, caiu para “neutras” (ou seja, o jogo possui agora tantos votos positivos quanto negativos), enquanto as avaliações recentes recebem a classificação “extremamente negativas”, com apenas 13% de análises positivas nos últimos 30 dias.

Sabe aqueles vídeos virais engraçados de GTA, em que vemos coisas absurdas, como esse Mario tocando o terror em Liberty City? Eles não existiriam se não fosse pela OpenIV, principal ferramenta usada para modificar GTA, criada há uma década. Há uma enorme comunidade dedicada em alterar, criar e aprimorar livremente os jogos da Rockstar Games e, de certa forma, ela é responsável em manter os jogos da série, sob os holofotes, anos após seus lançamentos originais.

No dia 5 de junho, porém, os criadores da OpenIV receberam uma notificação judicial da Take-Two, companhia proprietária da Rockstar, exigindo a interrupção do desenvolvimento da ferramenta e distribuição da mesma.

A atitude pegou todos de surpresa, dado que a Rockstar sempre manteve uma boa relação com a comunidade criativa de GTA, inclusive compartilhando vídeos de mods que faziam uso da OpenIV em seus sites e redes sociais.

Segundo a Take-Two, a ferramenta permitia o uso de mods prejudiciais dentro de GTA Online. “As ações da Take-Two não foram tomadas mirando especificamente os mods no single-player. Infelizmente a OpenIV habilita mods maliciosos recentes em GTA Online que permitem o abuso a jogadores e interferem na experiência para todo mundo. Nós estamos trabalhando para descobrir como podemos continuar a dar suporte à comunidade criativa sem impactar negativamente nossos jogadores.”

Em sua defesa, a equipe do OpenIV, que fica localizada na Rússia, afirma que a ferramenta segue estritamente o código civil russo (“apenas realizando engenharia reversa para interoperabilidade”), que não distribui dados ou códigos originais e que “absolutamente não mexe com o Online”.

Usuários que tentam utilizar a OpenIV agora recebem a seguinte mensagem, acompanhada das opções “desinstalar agora” ou “desinstalar depois”:

“OpenIV foi descontinuado devido solicitação da Take Two Interactive.

Em 5 de junho de 2017 recebemos uma carta oficial da Take Two que declara que a modificação de jogos da Take Two é uma atividade ilegal e exige de nós a descontinuidade deste projeto.

Nós fortemente recomendamos que desinstale o OpenIV para evitar possíveis problemas judiciais.”

A comunidade de mods de GTA está reagindo fortemente às ações da Take-Two. Uma das formas de protesto encontradas pelos fãs até agora é a desaprovação pública de GTA V no Steam. O sistema de classificação da plataforma registra apenas 21% de avaliações positivas nos últimos 30 dias, de todos os mais de 23 reviews feitos por usuários. A enxurrada de votos negativos fizeram o sistema classificar as avaliações recentes como “ligeiramente negativas”, o oposto das avaliações gerais, “ligeiramente positivas”.

gta-v-reviews-steam

Mesmo que você não faça uso da ferramenta ou seja um jogador de GTA, não é difícil entender a revolta desta comunidade: a medida não apenas impede que pessoas continuem exercendo seus hobbies como também afeta canais de YouTube baseados na criação de vídeos de GTA, como os machinimas.

Basicamente, sem a ferramenta, coisas como estas podem simplesmente não acontecer mais:

– Mod adiciona a primeira (e indestrutível) parada do orgulho LGBT em GTA V
– O mod que adiciona um Galaxy Note 7 explosivo em GTA V está irritando a Samsung
– Anexar uma rampa em um caminhão é uma das ideias mais brilhantes que já tiveram em GTA V

A Take-Two afirmou a PC Gamer que não fará mais comentários sobre o assunto, mas a comunidade criativa de GTA parece estar longe de se calar.

  • El Luchador

    eita…

  • Consigo entender o que se passa na cabeça dos donos do jogo, mas é uma batalha perdida desde o primeiro dia.

    Alguém vai dar uma volta e botar esse ou outro mod pra rodar.