Faltam pouquíssimos dias para ter início a E3 2017, ainda o maior evento anual de videogames. É nele que saberemos mais detalhes sobre o Project Scorpio, aprenderemos sobre os próximos exclusivos da Microsoft, seremos informados sobre mais jogos que estão a caminho do Nintendo Switch, veremos os planos futuro da Sony para o PlayStation 4 e teremos um dica sobre em  que pé está a relação da empresa com a realidade virtual.

O que nós faremos

O Overloadr não está presencialmente na E3 neste ano. Realizando a cobertura daqui, você pode esperar por transmissões comentadas das coletivas da EA, Microsoft, Bethesda, Ubisoft, Sony e Nintendo, além de artigos ressaltando as principais e mais interessantes coisas a aparecerem nessa edição da feira. Posteriormente, traremos em nosso podcast pessoas que estiveram andando pelos corredores da Electronic Entertainment Expo, para falarem mais a fundo do que viram e jogaram por lá.

Os horários

Na tabela abaixo, compartilhada pela própria ESA, você encontrará a maioria dos horários de eventos da E3. Na segunda coluna é possível ver quais as localidades referentes aos horários e, convenientemente, Brasília faz parte da lista, então não é preciso ficar pesquisando conversões quando quiser verificar quando cada uma das empresas irá falar. Uma pequena nota: o horário da PC Gaming Show aparece como 02h00 para nós, mas na verdade ele ocorre às 14h00 do horário de Brasília.

O maior nome que não está presente ali é a EA. O motivo é que o EA Play é organizado fora da alçada da ESA e, por conta disso, tecnicamente não faz parte oficial da E3. De qualquer maneira, além do evento que vai do dia 10 ao dia 12, a Electronic Arts tem uma apresentação no sábado (10), às 16h do horário de Brasília (meio-dia em Los Angeles). Atualização: A Bethesda mudou o horário de sua coletiva, empurrando-o em duas horas. Ela agora ocorrerá  a 01h00 de domingo para segunda (horário de Brasília). As informações abaixo foram alteradas para refletirem isso.

Horários E3 2017

Horários E3 2017

Então, em mais detalhes, temos:

Sábado, dia 10 de junho

EA Play

Horário: 16h (horário de Brasília)
Duração: aproximadamente 90 minutos

O que esperar: A EA mostrará mais detalhes de Star Wars Battlefront 2 e de um novo Need For Speed, que serão lançados no final deste ano. Fora isso, eles também sempre têm sua linha de esporte, encabeçada por FIFA e Madden. É também possível que vejamos o trabalho atualmente em desenvolvimento da BioWare, cujos rumores apontam ser algo mais focado em ação, como similaridades a Destiny, e o Star Wars sendo feito pela Visceral.

Domingo, dia 11 de junho

Coletiva da Microsoft

Horário: 18h (horário de Brasília)
Duração: não divulgado

O que esperar: A principal novidade esperada para a coletiva da Microsoft são mais detalhes sobre o Project Scorpio, console que ela lançará ainda neste ano. Em específico, espera-se que sejam mostrados jogos que tirarão vantagem do poderio desse hardware, bem como novos exclusivos para a família Xbox/Windows 10 como um todo.

Os títulos que deverão aparecer em um bloco associado ao Scorpio são Crackdown 3 e Forza MotorSport 7. Fora isso, a Rare deve estar no palco para falar mais de Sea of Thieves. Nós provavelmente também veremos algo relacionado à realidade virtual, que funcione com o console mais poderoso da empresa. Como a Microsoft já falou das especificações do Scorpio no início de abril, ela terá bastante tempo de sua apresentação para se focar em jogos, abrindo o espaço para muitas surpresas.

Segunda-feira, dia 12 de junho

Coletiva da Bethesda

Horário: 01h00 (horário de Brasília)
Duração: não divulgado

O que esperar: A Bethesda deverá anunciar a continuação de Wolfenstein: The New Order, assim como falar de planos futuros para The Elder Scrolls: Online. A empresa prometeu na E3 do ano passado que Fallout 4 poderia eventualmente ser inteiramente jogado em realidade virtual, o que ainda não aconteceu, então é possível que tenhamos uma atualização sobre o assunto. Quake Champions, que entrou em fases de teste mais abertas recentemente, muito provavelmente também terá algum tempo no palco, assim como a versão de Switch de Skyrim. Fora isso, é possível que expansões de Dishonored 2 e Prey (2017) apareçam.

Quake Champions

Quake Champions

Coletiva da PC Gaming Show

Horário: 14h (horário de Brasília)
Duração: 90 minutos

O que esperar: Isso não é uma regra, já que Phil Spencer apareceu em uma coletiva da PC Gaming para anunciar que Gears of War Remaster sairia para Windows 10, porém essas coletivas são normalmente mais povoadas de estúdios com fortes comunidades, porém de nomes menos reconhecidos quando comparados ao que vemos nos palcos da Microsoft e Sony. De qualquer forma, há confirmação de que a Bohemia Interactive, Cygames, Nexon, Tripwire Interactive e Microsoft estarão presentes para fazerem anúncios.

Coletiva da Ubisoft

Horário: 17h00 (horário de Brasília)
Duração: não divulgado

O que esperar: A Ubisoft já anunciou diversos jogos que aparecerão em seu palco durante a coletiva. Nós veremos mais a fundo Far Cry 5, o novo Assassin’s Creed, The Crew 2 e South Park: A Fenda que Abunda Força. Apesar de não ter sido mencionado pela empresa, o mais que vazado Mario + Rabbids: Kingdom Battles certamente terá tempo de destaque. A Ubisoft comumente guarda alguma surpresa para o final da sua coletiva e, com alguma sorte, 2017 não será diferente.

Coletiva da Sony

Horário: 22h (horário de Brasília)
Duração: não divulgado

O que esperar: A Sony tem uma série de títulos que foram anunciados com um tempo considerável de antecedência a sua chegada às lojas, que deverão aparecer novamente nesta E3. O maior nome dessa categoria seria o novo God of War, seguido o Homem-Aranha em desenvolvimento pela Insomniac, Detroit: Become Human e Death Stranding. A Naughty Dog revelou Last of Us Part 2 na última PlayStation Experience, mas dado o quão no início do desenvolvimento o título está, é provável que ele ganhe apenas uma menção durante a E3. Days Gone deverá ser um dos jogos com maior destaque, já que tudo está se configurando para que ele seja o first party de maior peso do PlayStation 4 no segundo semestre de 2017.

Faz muito tempo desde que ouvimos da Sucker Punch – seu último trabalho foi o DLC de Infamous: Second Son, em 2014 -, então está na hora de escutarmos do estúdio novamente. Finalmente, a empresa poderá usar do seu tempo para deixar mais clara a sua relação com o PlayStation VR. A leva inicial de jogos, largamente, já está disponível. O destaque que o visor tiver durante a coletiva nos informará se a Sony pretende continuar investindo no aparelho, ou se o largará sem cerimônias da mesma forma que o fez com o PlayStation Move.

God of War

God of War

Terça-feira, dia 13 de junho

Apresentação da Nintendo

Horário: 13h (horário de Brasília)
Duração: não divulgado

O que esperar: A Nintendo está em um ótimo momento devido ao sucesso do Nintendo Switch e provavelmente capitalizará em cima disso. O jogo que receberá maior destaque em sua apresentação é Super Mario Odyssey, porém certamente há espaço para Arms (que será lançado poucos dias depois da E3), Splatoon 2 e o musou de Fire Emblem. Existem rumores circulando há algum tempo de que, tal qual Super Mario Kart 8, o mais recente Super Smash Bros. também ganhará um port para o Switch, então é bem possível que isso seja mostrado durante a apresentação. Além disso, a empresa deverá usar dessa oportunidade para nos dar uma ideia do que ela prepara para o Switch para além de 2017, criando um panorama do que os donos do console/portátil podem esperar para 2018.

  • Antonio Bento

    Pergunta, essas transmissões ficaram salvas no canal de vocês igual no ano passado? Porque só assim eu consigo acompanhar.

  • Rodrigo Pillotto

    Bem que a EA poderia anunciar um Dead Space, seria uma grata e boa surpresa.

    • leoleonardo85

      O time de Dead Space tá fazendo Star Wars.

      • Rodrigo Pillotto

        É verdade, mas não deixa de ser uma pena.

        • leoleonardo85

          Sinceramente não sei se comemoro ou se acho triste, Dead Space foi piorando a cada jogo lançado, pra mim o melhor ainda é o primeiro.

          • Rodrigo Pillotto

            Tu não deixa de ter razão, a qualidade foi caindo consideravelmente.
            Mas mesmo o terceiro sendo bem ruim pro padrão Dead Space, ainda é um jogo bom, só não tem nada a ver com o primeiro, mas um jogo de ação honesto. E a DLC do terceiro achei bem boa na real.

          • leoleonardo85

            Eu gostei dos 3, mas o ultimo joguei em coop com um amigo, de ponta a ponta, se não fosse assim, dificilmente teria terminado, o jogo é MUITO mais longo do que deveria.

            A DLC do 3 nunca joguei.

  • leoleonardo85

    Pelo que me lembre foi divulgado sim a duração da conf da Microsoft, uma hora e meia.

  • Bethesda 1 da manhã de segunda? Tá certo isso aí?

    • Heitor De Paola

      Sim, por isso que atualizamos. Inicialmente era duas horas mais cedo, porém a Bethesda anunciou hoje de manhã a mudança de horário.

  • Skypper67

    E a da Devolver?

  • Puruluchu

    Super Mario Kart 8 = Mario Kart 8 Deluxe