Falta menos de uma semana para ter início a E3 2017. Enquanto já sabemos de antemão sobre diversos jogos que veremos mais a fundo, como Far Cry 5 e Star Wars Battlefront 2, existem certamente títulos dos quais nunca ouvimos falar, cuja primeira aparição oficial se dará nos palcos de uma das coletivas das principais empresas que estarão no evento. E, por mais que tais projetos sejam guardados como grandes segredos, dadas as inúmeras partes que movimentam essa indústria é inevitável que alguns deles cheguem aos ouvidos do público antes do planejado.

A semana está longe de acabar e, quanto mais nos aproximamos da feira, maior a probabilidade de algo vazar em fóruns, Reddit ou através da imprensa, então é possível nos próximos dias a lista abaixo aumente. De qualquer forma, a seguir separamos alguns dos principais rumores que têm circulado nos últimos tempos, que acreditamos serem os mais prováveis de serem revelados nos próximos dias.

Vamos a eles:

Super Smash Bros. para Switch

O Wii U pode ter sido um fracasso comercial, porém isso não o impediu de ter excelentes jogos que, infelizmente, poucos jogaram. Dessa forma, é dado que a Nintendo continuará a seguir o que fez com Mario Kart 8 Deluxe (e fará com Pokkén), de relançar títulos de seu console anterior no Switch. A lista de jogos que poderiam usufruir desse relançamento é vasta: Pikmin 3, Bayonetta 2, Super Mario 3D World, Donkey Kong Tropical Freeze e outros mais. No entanto, dentre todos os candidatos, aquele que mais se destaca é certamente Super Smash Bros.

Além de ter uma enorme popularidade e ser uma ótima entrada da série, ele se encaixaria muito bem no modelo de Mario Kart 8 Deluxe, de ser relançado já com todos os DLCs (que introduziram personagens como Cloud, Ryu e Bayonetta) e quem sabe contar com alguns estágios adicionais. Algumas imagens desse suposto novo Smash Bros. circularam em fóruns recentemente, mas sabemos que elas são falsas. Isso, entretanto, não significa que o jogo não exista e acreditamos que seu anúncio na E3 seja uma aposta segura.

Super Smash Bros.

Super Smash Bros.

SNES Classic

Mesmo que não tivéssemos a reportagem da Eurogamer, que diz ter fontes que confirmaram a produção de um Super Nintendo aos moldes do NES Classic, imaginar que esse anúncio está para ocorrer não é nada absurdo. O pequenino NES voou das prateleiras quando chegou ao mercado no fim do ano passado, tendo sua produção encerrada muito antes de suprir sua demanda. O SNES é também incrivelmente popular e dono de uma das melhores bibliotecas de jogos na história dos videogames. É bem seguro também que ele aparecerá na apresentação da Nintendo, com um lançamento marcado para o final deste ano.

Novo jogo da Retro Studios

Já é hora, não? O último jogo da Retro foi o excelente Donkey Kong Tropical Freeze, lançado em fevereiro de 2014. Isso dá um intervalo de mais de três anos desde que ele foi chegou às lojas, e isso sem contar com o fato de que um novo trabalho já estaria em pré-produção antes do título estar disponível no Wii U. É verdade que a Retro costuma demorar com seus projetos, mas dado quanto tempo faz que não ouvimos do estúdio, seria um momento apropriado para descobrirmos o que eles estão aprontando para o Switch. E com alguma sorte, é Metroid novamente.

The Evil Within 2

Alguma notícia sobre a continuação do trabalho encabeçado por Shinji Mikami já era esperada no ano passado, vinda de rumores que surgiram pouco antes da E3 de 2016. Somado a isso, em março deste ano um usuário do NeoGaf encontrou um anúncio de vaga para Psycho Break 2, que é o nome de The Evil Within no Japão. Fora isso, não houve notícias de uma redução na Tango Gameworks mesmo depois da recepção morna de The Evil Within, o que leva a crer que o estúdio esteve trabalhando em algo novo desde então.

The Evil Within

The Evil Within

Wolfenstein: The New Colossus

Não sabemos se esse será realmente o nome do jogo, mas é certo que um novo Wolfenstein está em desenvolvimento. A continuação recebeu um pequeno teaser na E3 do ano passado e ao que tudo indica a E3 deste ano é o momento em que ela será anunciada.

The Master Chief Collection para Windows 10

Já foi dito pela 343 Industries que o próximo grande jogo da série Halo não estará presente nesta E3. No entanto, o gerente de comunidade do estúdio disse no Reddit que eles têm “uma pequena coisa” para a feira. Pode ser apenas DLC para Halo Wars 2, mas é também possível que seja um port de Halo: The Master Chief Collection para Windows 10. A Microsoft passou a lançar todos os seus principais títulos para PC, através da Windows 10 Store, local em que podemos encontrar coisas como Gears of War: Ultimate Edition, Gears of War 4 e Halo Wars 2. Disponibilizar The Master Chief Collection parece ser um próximo passo de forma a tornar todos os seus principais jogos da companhia disponíveis em computadores.

Visor de realidade virtual da Microsoft

A Microsoft tem o Hololens, mas a tecnologia de realidade aumentada, por mais que em diversos aspectos seja mais interessante do que a realidade virtual, ainda está um pouco longe de chegar às casas das pessoas de forma acessível. Ao mesmo tempo, os principais competidores da Microsoft têm alguma forma de VR, deixando-a para trás nesse quesito. A parceria com o Oculus Rift, anunciada no palco de uma E3, não gerou ainda todos os frutos prometidos (como a possibilidade de se jogar coisas de Xbox One em uma sala virtual). No entanto, com a chegada do Scorpio e seu hardware consideravelmente mais poderoso, os visores tornam-se mais palpáveis em um console Xbox. Resta a dúvida se a empresa irá se unir a alguma das marcas já presentes no mercado ou se mostrará algo próprio.

Novo jogo da Sucker Punch

A Sucker Punch está sumida desde Infamous: First Light, o DLC de Infamous: Second Son. No ano passado, quando rumores em torno de um novo jogo do Homem-Aranha começaram a surgir, a primeira coisa que se pensou era de que o estúdio que já fazia títulos que envolviam superpoderes iria encabeçar a aventura do aracnídeo. Não foi o caso, deixando no ar a dúvida do que ela anda fazendo.

Em janeiro deste ano, um usuário do NeoGaf que em outras ocasiões teve informações em primeira mão sobre a indústria, mencionou que a casa de Infamous estava trabalhando em uma nova propriedade intelectual. Nós não tivemos mais detalhes sobre isso desde então. Mas dado que a maioria das coisas anunciadas pela Sony, como God of War, The Last of Us Part II e Detroit: Become Human, ainda estão longe de serem lançadas, faria sentido que a Sucker Punch aparecesse com algo que poderíamos jogar em breve. Isso, ou realmente a grande coisa que resta para o PlayStation 4 neste ano é apenas Days Gone.

Nada de X-Men em Marvel Vs. Capcom: Infinite

Isso não deve aparecer em uma das coletivas, mas com a data de lançamento marcada para setembro, mais detalhes sobre Marvel vs. Capcom: Infinite devem aparecer na E3. E, pelo que tem sido ouvido nas ruas, os X-Men não estarão presentes no título.

Já se dizia há algum tempo que os mutantes não marcariam presença no jogo de luta. O motivo seriam os direitos cinematográficos dos personagens, que não pertencem a Marvel Studios. Dessa forma, figuras associadas à série, como Wolverine, Phoenix e Magneto, não serão selecionáveis. O boato ganhou força no dia 31 de maio, quando um usuário do NeoGaf, que já forneceu informações que se provaram corretas sobre a Capcom, divulgou uma suposta lista de lutadores. Corroborando informações anteriores, não há mutantes, mas há todo o elenco dos filmes mais recentes da Marvel.

Mario + Rabbids: Kindgom Battle

Mario + Rabbids: Kindgom Battle

Assassin’s Creed Origins e Mario + Rabbids: Kingdom Battle

Pelo tanto que vazaram, nem há mais como chamar esses dois jogos de rumores. Tanto Assassin’s Creed (com o subtítulo provável de Origins) quanto Mario + Rabbids: Kingdom Battle serão mostrados durante a E3. Sobre o primeiro, imagens e vídeos indicam se tratar do Egito antigo, integrando à aventura mecânicas de navegação que vimos em outras entradas da série, como Assassin’s Creed III, Assassin’s Creed IV: Black Flag e Assassin’s Creed Rogue. Já Mario + Rabbids, segundo slides de um material promocional para divulgação interna, será um RPG em que Mario, Luigi, Peach, Yoshi e Rabbids vestidos como cada um deles usam armas nos combates.

  • El Luchador

    “Faltou” a previsão do Kojima entrando só pra mostrar outro vídeo que não dá pra entender nada.
    Mas agora, com o Adam Sandler.