O nome final do Project Scorpio é Xbox One X

O novo console da Microsoft, mais poderoso do que o PlayStation 4 Pro, se chamada Xbox One X.

Dado que boa parte das especificações técnicas já eram conhecidas, a empresa não passou tanto tempo nesse assunto, apenas reiterando alguns dos pontos mais importantes.

O console tem uma aparência aos moldes do Xbox One S, porém tem uma cor escura e seu tamanho é menor. Uma série de jogos, tanto da Microsoft quanto de empresas terceiras, terão melhorias quando rodados nele. Entretanto, fora reiterar a resolução 4K, raramente foram detalhadas quais outros benefícios existirão, como uma maior taxa de quadros ou loadings mais velozes.

O Xbox X chega às lojas no dia 7 de novembro, por US$ 499.

Jogos do Xbox original entrarão na retrocompatibilidade do Xbox One

Em um dos seus momentos no palco, Phil Spencer anunciou que a retrocompatibilidade do Xbox One será expandida. Ainda neste ano, jogos do Xbox original funcionarão no atual console da Microsoft e, de acordo com o que foi dito, eles rodarão melhor e terão um visual mais bonito.

Um dos primeiros títulos que fará proveito disso é Crinsom Skies.

Forza MotorSport 7 chega em outubro

O próximo jogo da série Forza MotorSports chega no dia 3 de outubro, para Xbox One e PC. Além de o vermos ao vivo pela primeira vez, foi dito no palco que o título terá mais de 700 veículos. Dentre as marcas famosas, a que recebeu mais atenção foi Porsche, que firmou há pouco tempo um acordo com a Microsoft, permitindo que seus carros apareçam nos jogos da empresa.

Prova disso é que o Porsche 911 GT2 RS foi mostrado pela primeira durante a coletiva, na E3. Nem mesmo em exposições automobilísticas ele havia até então aparecido. É ele que estará na capa de Forza MotorSport 7.

Por último, o título será um dos primeiro a tirar proveito do poderio adicional do Xbox One, rodando em 4K e a 60 quadros por segundo.

Vimos Assassin’s Creed Origins pela primeira vez

Com certeza teremos mais detalhes durante a coletiva da Ubisoft, porém já vimos Assassin’s Creed Origins em ação. Como esperado, o jogo narrará os eventos do início da irmandade dos assassinos, que teve início no egito antigo.

No gameplay, observamos algumas novas habilidades, como uma águia que pode ser usada como um drone, detectando e marcando inimigos com um ícone. Isso é útil porque não havia nenhum minimapa demonstrando mais claramente onde cada oponente estava.

Já podíamos trocar de equipamento em títulos anteriores, mas esse aspecto deverá ser ampliado em Origins. Na demonstração, guardas derrotados comumente deixavam cair loot, sendo que um deles era um arco com atributos específicos, que pôde ser imediatamente equipado para que a arma usada fosse mais efetiva.

Ainda é pouco para afirmar com certeza, mas o combate tem ares de ser mais metódico, menos baseado em apenas executarmos contra-ataque atrás e contra-ataque. No vídeo, o protagonista (que rumores indicam ser apenas um dos personagens jogáveis) usa um escudo para se defender de ataques, sendo que após receber muitos deles sua defesa é quebrada. Em seguida, vemos-o executar um parry no oponente, permitindo que um ataque final seja desferido.

Não é nada que por si só não tenhamos visto em outros jogos, mas certamente novo em Assassin’s Creed. Origins estará disponível a partir do dia 17 de outubro, para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Ori and the Blind Forest ganhará uma continuação chamada Ori and The Will of Wisps

Com direito a música ao vivo em sua parte da apresentação, Ori and the Blind Forest ganhará uma continuação chamada Will of Wisps. O que podemos dizer com certeza é que o título será tão lindo quanto seu predecessor e, aparentemente, explorará mais a fundo os temas de perda e solidão que vimos anteriormente.

O jogo será exclusivo ao Xbox One e WIndows 10, porém ainda não tem uma data de lançamento.

Life is Strange 2 é, de fato, uma prequel focada na Chloe

A especulada continuação de um dos nossos jogos episódicos favoritos de 2015 apareceu na conferência do Xbox, confirmando alguns detalhes: Life is Strange: Before the Storm se passa antes da história que já é conhecida, se focando em uma Chloe mais introspectiva, com os cabelos na cor natural, e sua relação com Rachel, personagem desaparecida do primeiro jogo. As expressões faciais dos personagens, um dos principais problemas do jogo original, parecem ter sido melhoradas significantemente.

Before the Storm não está sendo desenvolvido pela Dontnod, e sim, pelo estúdio norte-americano Deck Nine Games (que fez jogos da série Cool Boarders para PS1). Ashly Burch não reprisará o papel de Chloe na dublagem, mas colaborou com o roteiro do jogo.

A nova temporada é dividida em três episódios, com o primeiro chegando já em 31 de agosto, para PC, PS4 e Xbox One.

Sea of Thieves continua parecendo muito legal

Vimos mais uma demo de Sea of Thieves, desta vez focada em uma equipe de piratas procurando por um tesouro escondido em uma caverna.

Essa busca envolvia leves enigmas, como uma contagem de passos para que a localização de um tesouro enterrado fosse clara. A aventura também contou com combate, no caso contra esqueletos que vinham à vida quando os piratas caminhavam pela caverna.

Tal como em seu anúncio, tudo foi povoado de comentários humorados e perigos que não tem a aparência de serem sérios, mesmo quando envolviam tubarões que podiam engolir um membro da tripulação. Fora isso, apesar de gráficos relativamente simples, foi impressionante ver a movimentação do mar quando uma tempestade se abatia sobre o oceano.

Sea of Thieves chega no início de 2018, para PC e Xbox One.

Vimos um bocado de Crackdown 3

Após ter desaparecido por muito tempo, finalmente vimos um bocado de Crackdown 3 em ação. Em um segmento que teve início com Terry Crews (que talvez tenha uma presença no jogo), pudemos ver muito do esperado em Crackdown, como explosões, saltos gigantescos e carros sendo arremessados.

Crackdown 3 estará disponível em 7 de novembro para Xbox One e Windows 10

Depois do teaser na coletiva da EA, Anthem foi propriamente mostrado

Anthem é o novo grande jogo da BioWare e ele teve sua primeira grande demonstração na coletiva da Microsoft.

Ainda existem mais questões do que respostas. Por exemplo, não sabemos nada sobre os elementos de narrativa do jogo, ou sequer se eles estarão fortemente presentes. O que vimos foi uma ação cooperativa que contava com personagens que vestiam armaduras que permitiam que eles voassem.

Os cenários pareciam ser vastos, indo de céus abertos a vegetações densas e subaquáticas. Há também muita vida animal neutra, que não nos ataca imediatamente.

O jogo estava incrivelmente bonito, em um nível que nos faz duvidar que aquela seja realmente aparência que ele terá quando chegar aos consoles, mesmo que estejamos falando do Xbox One X.

Anthem será lançado no segundo semestre de 2018.

Alguns jogos esperados há algum tempo tiveram suas datas confirmadas

Tacoma, mistério sci-fi dos criadores de Gone Home, chega em 2 de agosto, para PC e Xbox One.

Já Cuphead irá nos agraciar com suas linhas animações 2D e seu estilo cartoon em 29 de setembro.

 

Muitos jogos, alguns exclusivos

Ao longo da conferência, muitos jogos foram apresentados, mas nem tudo era novidade e a maioria sequer é exclusiva para o console.

Player Unknown’s Battleground sairá no Xbox One

O battle royale mais popular do momento, em acesso antecipado no PC, chegará ao Xbox One no fim de 2017.

State of Decay 2 chega chega no final do primeiro semestre de 2018

State of Decay 2 expandirá tudo que vimos no primeiro jogo, em seu mundo aberto infestado de zumbis que pede que jogadores se unam e recolham suprimentos para poderem sobreviver.

O trailer mostra brevemente locais seguros que aos poucos se tornam melhor equipados e, aparentemente, com mais recursos disponíveis.

State of Decay 2 chega no final do primeiro semestre de 2018, exclusivamente para Xbox One e Windows 10.

Vimos pela primeira vez Dragon Ball FighterZ

Em desenvolvimento pela Arc System Works, a responsável por Guilty Gear, Dragon Ball FighterZ tem o potencial de ser um dos mais interessantes de jogos de luta a estrelar Goku e cia.

Ele estará disponível no início de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Minecraft ganha crossplay entre plataformas e update visual

Duas novidades foram anunciadas para o jogo: a unificação de jogadores de todas as plataformas (mobile, PC e Xbox One) em servidores, permitindo que eles joguem juntos, e uma atualização visual que incrementará os visuais do título, não apenas com suporte a resolução em 4K mas novos efeitos visuais.

Metro Exodus segue em frente com a franquia Metro

O terceiro jogo da série de tiro ucraniana Metro está previsto para chegar em 2018 para PC, Xbox One e PS4

Deep Rock Galactic

Aventura cooperativa para até quatro jogadores com sistema de cavernas procedurais. Está previsto para 2018, para PC e com exclusividade temporária ao Xbox One.

The Darwin Project

Anunciado para PC na PAX East de março de 2017, The Darwin Project ganhará também uma versão para Xbox One. O título do estúdio canadense novato Scavengers é um jogo de sobrevivência multiplayer pós-apocalíptico com uma pegada Jogos Mortais — ou Playerunknown’s Battleground.

Black Desert

O MMO coreano lançado para PC em 2014, que ficou conhecido pelo seu profundo sistema de criação de personagens, chegará exclusivamente ao Xbox One. No início de 2017, sua desenvolvedora, Pearl Abyss, havia confirmado o desenvolvimento do jogo tanto para Xbox One e PS4, o que sugere que essa exclusividade é temporária.

The Last Night

Jogo em desenvolvimento para PC, Mac e Xbox One, é uma aventura “pós-cyberpunk” com visuais bem impressionantes, parte 3D, parte 2D, com pixels bem destacados. Parece ter uma pegada Flashback. Seu compositor é o produtor musical Lorn.

The Artful Scape

Recebeu uma campanha de financiamento coletivo malsucedida e acabou sendo financiado pela Annapurna. É um platformer musical bem psicodélico. Sai para PC, Xbox One e PS4. Nos consoles, sai primeiro para Xbox One.

Code Vein

O action RPG com visual de anime da Bandai Namco anunciado em abril chega em 2018 para PC, Xbox One e PS4.

Ashen

Anunciado em 2015, o RPG de ação para Xbox One e PC traz um mundo aberto e multiplayer passivo, com jogadores que podem ou não se juntar a você.

Super Lucky’s Tale

O jogo fofinho de plataforma, lançado originalmente para o Oculus Rift, ganhará uma versão para Xbox One e PC, no dia 7 de novembro.

Assista a coletiva da Microsoft na E3 2017 com os nossos comentários (aviso: por conta de problemas técnicos, não transmitimos os primeiros 30 minutos da coletiva):

  • Kalel Mota

    Esperava mais exclusivos…

    • Kalel Mota

      Falam de line-up diverso mas de diverso mesmo só vi Super Lucky’s Tale, o resto é jogo de tiro, jogo de carro e jogo de zumbi.

  • Paulo Pinheiro

    Para quem já tem o Xbox (eu), mostrou bastante coisa legal. Mas para quem ainda pretende comprar um console, não mostrou nenhum “System Seller”.