Atualização: O primeiro lote de jogos será disponibilizado nesta quinta-feira (22), e não nesta quarta (21), como dizia o texto original. Atualizamos a informação.

A Sega anunciou nesta quarta-feira (21) a coleção Sega Forever, uma iniciativa que, a longo prazo, tem como objetivo disponibilizar em plataformas móveis todo o acervo de jogos desenvolvidos pela companhia para seus consoles e arcades, do SG-1000 (que antecipou o Master System) ao Dreamcast.

Rodando por meio de emulação ou conversão, os títulos serão disponibilizados gratuitamente em lotes mensais para as plataformas iOS e Android, com a opção de eliminar anúncios comerciais (que existem em formato de banners no menu principal e em propagandas em vídeo ativadas, por exemplo, entre uma fase e outra) por US$ 1,99 (aproximadamente R$ 6,60 na moeda brasileira).

Títulos nunca lançados no ocidente, como o RPG satírico para Dreamcast Segagaga, podem ganhar localização pela primeira vez. Além disso, o programa finalmente dará uma alternativa viável de acesso a jogos de Saturn, um dos consoles mais difíceis de ser emulado.

A primeira leva, disponível a partir desta quinta-feira (22), conta com cinco títulos do Mega Drive: Comix Zone, Phantasy Star II, Altered Beast, Sonic the Hedgehog (o remake fiel de Christian Whitehead, um dos responsáveis por Sonic Mania) e Kid Chameleon.

Novos lotes de jogos serão lançados a cada duas semanas, e dentre os títulos planejados para o futuro próximo estão Jet Set Radio (Dreamcast), Vectorman (Mega Drive) e um título inédito no ocidente, localizado pela primeira vez para o inglês: Girls Garden (SG-1000), primeiro jogo de Yuji Naka, co-criador de Sonic.

Além de rodarem offline, todos os jogos da linha Sega Forever possuem placares de líderes, saves na nuvem, suporte à controles e feed de notícias da comunidade.

A Sega explica que a escolha pelas plataformas móveis em vez do PC ou consoles é devido a enorme base de usuários dos dispositivos iOS e Android, além da compatibilidade dos aparelhos com gamepads e TVs. Assim, o usuário que se incomoda em jogar no próprio tablet ou smartphone usando o controles virtuais sensíveis ao toque, pode conectar seu dispositivo na TV (através do Apple TV ou Android TV) e jogar como um console convencional, por meio de um controle compatível. No entanto, a companhia não descarta a possibilidade de levar a linha Sega Forever para consoles e PC no futuro.

Veja também:
– A Sega está apresentando um novo conceito de identidade
– Mini-Mini-Doc: A origem da cena hacker de Sonic