Stormy Ascent. Esse é o nome de uma fase criada para o primeiro Crash Bandicoot e que, pouco antes de seu lançamento, acabou por não estar acessível no título que foi prensado em discos e levado às lojas em 1996. Agora, cerca de 21 anos desde a estreia do jogo, o estágio perdido finalmente poderá ser facilmente jogado em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy.

Em uma conversa tida entre Taylor Kurosaki, um dos membros originais da equipe que trabalhou em Crash Bandicoot na Naughty Dog, e Dan Tanguay, diretor de N. Sane Trilogy na Vicarious Visions, Kurosaki explicou que Stormy Ascent foi deixada de fora do produto final devido a sua dificuldade.

“Eu era novo ao desenvolvimento de jogos e ao game design na época,” explica Kurosaki. “Eu não entendia completamente a curva de dificuldade. Essa fase era bem próxima ao final do jogo e, como você presumiu, acabou sendo insanamente difícil. No sentido de que, era difícil até mesmo para mim, e eu sou o cara que sabia exatamente quão longe Crash podia saltar, quando que o jogador podia iniciar o pulo e coisas do tipo.”

Como a hora de mandar o jogo ser prensado estava se aproximando (estamos falando de uma época em que patches em consoles não eram possíveis), não havia tempo de tornar o estágio mais fácil. Assim, o estúdio tomou a decisão de deixar a fase de fora, mas sem apagá-la do código do jogo, com receio de que removê-la pudesse provocar problemas inesperados. “Ela estava escondida, mas estava lá”.

Por conta disso, nas últimas duas década fãs conseguiram jogar Stormy Ascent graças ao uso de dispositivos como Gameshark. O estágio era jogável e era possível terminá-lo, porém era preciso tomar cuidado com certas coisas, como não coletar os três Cortex Tokens. Se isso fosse feito, o título travava. Agora, com o relançamento da trilogia em Insane Trilogy, a Vicarious Visions decidiu disponibilizar essa famigerada fase. Ela pode ser baixada gratuitamente até dia 19 de agosto e, dessa vez, sem risco de que seu jogo trave.

Kurosaki encerra a conversa com esse curioso comentário sobre sua criação: “em 2017, jogos como Dark Souls e Bloodborne se tonaram muito populares. As pessoas gostam de jogos que são difíceis! Nós estávamos à frente do tempo!”

Para saber mais sobre Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, assista ao nosso Shuffle:

  • Lucas Vinícius

    Cortex Token? Tá me tirando que o Crash original teriam 3 chaves

    • Arthur Rambo

      Pensei a mesma coisa. Como assim teria uma terceira fase secreta?