Orwell foi um dos jogos que melhor explorou narrativa nos videogames em 2016. No papel de um agente federal, o jogo nos pede para para monitorar ativistas políticos em suas redes sociais e rastrear qualquer tipo de informação que possa ajudar o governo a prever suas ações. Embora seja ambientado em uma nação fictícia, Orwell é um comentário da política contemporânea do ponto de vista tecnológico e das interações sociais.

O estúdio alemão Osmotic promete provocar novamente com sua segunda temporada, intitulada Orwell: Ignorance is Strength, anunciada nesta terça-feira (8) para PC, Mac e Linux. Desta vez, o jogo abordará poder e democracia na era da “pós-verdade”, colocando o jogador novamente para trabalhar a serviço do governo, revelando ou fabricando verdades.

Orwell: Ignorance is Strength é “inspirado pela mudança fundamental na maneira que consumimos informações atualmente — o crescimento das ‘fake news’, a câmara de eco das redes sociais e a morte da ‘verdade’”, descreve a Osmotic Studios em seu site oficial.

O jogo ainda não tem previsão de lançamento.