Financiado coletivamente por meio de uma campanha no Kickante, em 2015, o documentário 1983 – O Ano dos Videogames no Brasil finalmente chegou ao YouTube, após passar por uma primeira exibição no Museu da Imagem e do Som (MIS) em setembro, em São Paulo.

Produção da ZeroQuatroMídia em conjunto com o pesquisador e autor Marcus Garrett, o longa aborda a chegada e popularização do videogame no Brasil, durante os governos Geisel e Figueiredo, e em plena ditadura militar.

A partir de relatos de colecionadores e pessoas que trabalharam em fabricantes de consoles e jogos no Brasil durante as décadas de 70 e 80, incluindo Philco, Polyvox, Philips, Tec Toy, CCE e Dynacom, o documentário mostra como as barreiras de importação impostas pelo governo fizeram com que empresas brasileiras burlassem patentes e passassem por cima de leis de direitos autorais para lançar suas próprias versões dos consoles aqui.

Dentre os entrevistados estão o publicitário Washington Olivetto, o jornalista Carlos Bighetti e o fundador da Atari Nolan Bushnell.

Assista:

Veja também:
Podcast: entrevista com os fundadores da Sociedade Histórica de Videogames do Brasil
– Como a Brasoft desbravou a localização de games brasileira há quase 20 anos

  • Rubens Mateus Padoveze

    Obrigado por essa indicação