Enquanto o Rique se aventura por jogos dos anos 80, o Teixeira foi jogar algo BEM ruim e o Heitor trabalhou na sua expansão galática.

Chega mais!

Assine o nosso feed ou baixe o MotherChip #86 e escute no seu player predileto

Participantes:

Caio Teixeira
Heitor De Paola
Henrique Sampaio

Assuntos abordados:

0 min – Bate papo: Sífilis e Simpsons
9 min – Shadow of the Beast
34 min – Lichdom Battlemage
53 min – Stellaris
68 min – Rapidinhas
86 min – Email

Música do final: Charles Mingus – Goodbye Pork Pie Hat

Assine agora o nosso Patreon!

Envie perguntas para o email motherchip@overloadr.com.br

  • Oi

    Eu gosto de jogos 4x e eu gosto bastante de Stellaris

    Como o Heitor disse, o jogo tem realmente muita coisa. Mas eu vou só completar com algumas coisinhas.

    Cada raça pode ter éticas diferentes, que, além de dar bonus diferentes (se você for pacifista, guerra gera infelicidade pros seus habitantes e infelicidade diminui a produção de recursos, por exemplos), ela também varia (a ética dos seus habitantes pode não ser exatamente a mesma do seu império, o que pode gerar até facções que queiram emancipação do seu império por causa disso) elas também regem muitas coisas de como funciona o seu império.

    Tem uma janela aonde você controla as políticas do império e tem bastante coisa. Tipo sua posição sobre escravidão, interferência em raças pré viagem espacial, votação para escolha do líder do império, o tipo de bombardeio especial e mais uma caralhada de coisas. Essas todas interagem com a felicidade das suas populações, com os outros impérios, com as facções dentro do seu império, com as opções que você pode tomar em eventos aleatórios. Sério. Mano, até o sistema de governo é afetado pelas combinações de ética (um governo militarista e coletivista, por exemplo, pode ser uma junta militar) o que pode mudar por completo como você joga o jogo.

    É coisa pra cacete.

    As raças são, na verdade, aleatórias. Tem algumas que você encontra e outras que você já vem pra escolher, mas a maioria é aleatória pois o jogo permite que você crie suas próprias raças, usando um sisteminha de pontos para escolher os traços e éticas então a aparência deles é só aparência mesmo. Tipo, da pra ter humanos repugnantes que são militaristas e escravocratas e curtem viver debaixo d’água e basicamente qualquer outra coisa que você sonhar.

    Por ultimo, as missões de tutorial são meio que uma armadilha na verdade. Uma das primeiras que ele pede é pra você juntar um tanto de geração positiva de minério e de energia. São números bem altos no começo e se você realmente for atrás disso, vai acabar acontecendo de você se focar muito nisso e ficar muito atrás dos seus vizinhos que já vão ter pego todos os planetas e sistemas bom e você vai se ferrar. Se você for ligar, não segue muito a risca não. Energia se tá um pouquinho positiva já esta bom. No começo o foco é expandir, pegando planetas e sistemas novos pra alimentar seu planeta com recursos.

    Acho que é isso. Se quiserem falar de Stellaris, jogar alguma coisa, ou só jogar conversa fora, eu sou o ardydo em todos os lugares do universo(steam, twitter, etc). Só chegarem que eu to sempre por ai 🙂

    • Thiago Nunes

      Eu brinco que, se existe uma casta evoluída entre a galera que joga videogame, são os que se focam em grand strategy e 4x.

      Te juro, é a terceira vez que eu me sinto maravilhado com alguém descrevendo as mecânicas de um jogo desses. Na primeira foi um amigo meu que era viciadinho de Empire Total War e na segunda foi um colega meu com Europa Universalis. Mas eu sei que não é pra mim, Civ III (que é super simplificado em relação aos jogos da Paradox aí) já me perdeu demais, que dirá esses jogos.

  • Diego Moreira

    E Doom????

  • Diego

    Sobre podcasts gringos:
    Por favor escute, MUITO, o Beastcast. Incluvise escute os antigos (eles tem 50 e poucos episódios) porque algumas vezes tem umas piadas internas recorrentes. Beastcast todas as sextas pra não assisnantes em: http://www.giantbomb.com/podcasts/beastcast/
    e por favor, MESMO, não chegue perto da nada que envolva o Dan Ryckert no giantbomb, a menos que você goste de ignorantes passivos e/ou pessoas estilo tiozão do pavê.
    Eu gostava bastante do podcast da finada Gametrailers, não sei dizer se é ‘parecido’ com o Motherchip, mas adorava quando eles entravam em modo full fanboy nas discussões. Como o Gametrailers acabou eles agora tem um podcast no canal de youtube deles EASYALLIES.
    E também recomendo pegar um hobby e googlear isso + podcast, existem muitos podcasts ótimos de nicho. Por exemplo, o Austin Walker tem um sobre rpg, o indiano da série Silicon Valley tem um sobre X-Files que rendeu até participação dele na temporada nova, o Stonecold tem um de entrevistas pra quem curte WWE.

    • O podcast de X-Files do Kumail Nanjiani (não entendi se ele interpreta um indiano em Silicon Valley, mas ele é do Paquistão na verdade) tem o melhor nome de todos: The X-Files Files.

  • Bruno Leao

    Heitor, já que citou o beastcast e o stellaris, o que achou da polemica envolvendo a paradox ter se pronunciado em defesa do critico que não deu um boa nota no review? O caso foi citado no ultimo beastcast e rendeu uma discussão muito boa e queria saber a opinião de vocês.

  • Jaime L.

    QUE? Rique em Poa? Por favor deixem bem claro quando isso acontecer.

  • Rodrigo Pillotto

    A versão HD do Constructor, iria sair em janeiro, foi adiado para abril e agora esta como “Late Summer 2016” na pagina oficial.

    • Thiago Nunes

      Constructor tá na lista de “Jogos que eu animava pela caixa mas nunca rodavam no PC véião de casa (na época, pelo menos)”.

      Junto com Shogo – Mobile Armor Division, Black and White (rodavam bem bem bem lento) e Doom 3 (que na época era um PC da NASA ok)

      • Rodrigo Pillotto

        Esses eu joguei graças a saudosa PC-Expert, menos no Black and White que nunca joguei.
        E realmente no Doom 3 não tinha a mínima chance de rodar aquilo em casa.

  • Roberto Goulart

    Stellaris provavelmente vai seguir a mesma historia de todos os Gran strategy da Paradox (Hearts of iron, Europa Universalis…) Começa como um jogo mediano e conforme saem os patchs se torna um otimo jogo.

  • po, me mudei ontem de porto alegre pra sao paulo, e hoje vcs vem com essa de encontro em terras gauchas??? =(

  • Henrique Ribeiro

    Episódio muito bom. Fiquei com vontade de jogar o Stellaris. Mas achei o áudio do Teixeira bem ruim nesse episódio. Diversas vezes não dava pra escutar. Foi algo específico? Abraços!! Sucesso!

  • Armoderic

    Muito legal o podcast!

    Sobre o Stellaris eu estou gostando muito dele, talvez precise de alguns aqui e ali (coisa que a Paradox já esta fazendo), mas ele é muito bom.

    Só comentar algumas coisas que o jogo tem que achei fantásticas:
    – Fallen Empires: dentre as raças controladas pelo pc, algumas delas pode começar com um Fallen Empire, onde elas já tem alguns planetas e um dia foram muito grande, mas agora estão estagnadas e tudo que querem é serem deixadas sozinhas, mas se provocadas podem ser muito perigosas.
    – Eventos: O jogo tem vários eventos bem interessantes, a escrita do jogo é bem no estilo do Crusader Kings II – eu tive, por exemplo, o evento de uma colônia minha descobrir que há uma raça alienígena no subterrâneo, só que a gente se deu bem, eles até me derem uns presentes – até um dia onde fui comunicado que um grupo deles fugiu de lá, clamando ser uma minoria religiosa sob perseguição… e ai eu tinha que decidir o que fazer….
    – Sobre a música, ela é composta por Andreas Waltdetoft, o cara responsável pelas trilha dos jogos da Paradox.
    – Certos eventos ou tecnologias podem causar grandes desastres no fim do jogo.

  • Kaue Fonseca

    Uma dica de Atibaia: É uma das melhores cidades de SP para tirar fotos de céu estrelado (astrofotografia). Toda lua nova vou de madrugada para lá para fazer fotos.
    Caso não seja a sua pegada, é um céu bonito de contemplar ao olho nu.

  • Paulo Henrique

    Ao amigo que não recebeu a Key do Overwatch mesmo tendo comprado a pré venda a solução foi simples. Fui no suporte e pedi minhas keys, eles mandaram 2 keys NA HORA! Só ir no suporte que eles resolvem. abraços.