No Bilheteria #151 recebemos Rafael Dip para falarmos de sexualidade e gênero no Japão. Formado em Relações Internacionais, Rafael morou por um ano em Tóquio, estudando japonês, e pôde conversar um pouco conosco sobre suas percepções e vivência por lá.

Participantes:

Rafael Dip
Henrique Sampaio
Heitor De Paola

Música do final: Major Lazer – Get Free

Agradecimentos:

  • Filipe Vintém
  • Denis Carvalho

Envie emails com perguntas e sugestões para: bilheteria@overloadr.com.br ou através de nossa página do Facebook.

  • seapher

    Muito a falar sobre o tema, mas só dois centavos sobre o lance do dizer “amo você” em japonês: vejo essa questão de maneira inversa, já que no ocidente existe uma banalização do “amar”, já que você usa “amar” para seu cachorro, uma roupa, prato de comida ou até mesmo uma franquia de lanches rápidos.

    Isso vai de encontro com a expressão em japonês daisuki (大好き) que significa “gostar muito”, utilizado praticamente nos mesmos contextos citados anteriormente, já o aishiteru (愛してる), o “amo você”, é uma noção muito mais de “amor de verdade”, de que você está disposto a se doar de maneira incondicional para alguém, algo que de fato, não utilizaria de maneira trivial como fazemos.

    • Heitor De Paola

      Humm, bem interessante. Mas sim, esse tema ainda dá muito pano pra manga, com certeza. Valeria revisitá-lo em outras ocasiões com outros convidados.

  • Victor Domiciano

    Em uma entrevista do Zico contando sobre a experiência dele como jogador no Japão ele ficou incomodado com o porquê dos jogadores do time não chutarem a gol de longe. A resposta dos atletas locais era “que não queriam errar” – o trabalho dele foi de criar a cultura do jogador de futebol pode sim errar um chute ou um passe que está tudo bem e tem um próximo lance.

  • Podcast muito bom com um entrevistado ótimo e esclarecedor! Para quem gosta de entender mais sobre a sociedade japonesa, eu recomendo fortemente o canal “That Japanese Man Yuta”. É basicamente um cara que mora no Japão que sai na rua para entrevistar pessoas aleatórias sobre assuntos diversos, que vão desde sexualidade, política, língua, questões sociais como feminismo e sexismo e até mesmo economia. É tudo legendado, feito especialmente para o público do exterior: https://www.youtube.com/user/YPlusShow

  • Francisco Almeida

    Excelente episódio de podcast, não me lembro de ter ouvido alguém abordar sobre a sexualidade do povo japonês em outro lugar, pelo menos não desta forma.