Em nossa segundo jogo da série HRQ vs. FMV visitaremos The Beast Within: A Gabriel Knight Mystery, segundo jogo da franquia Gabriel Knight. Curiosamente, esta continuação é a única a usar FMV em sua estética. O primeiro título possuía gráficos em pixel art mais comumente vistos no gênero adventure e o terceiro partiu para uma engine em 3D, que estavam em voga na época.

Gabriel Knight conta a história de um escritor que acaba se atrelando a diferentes mistérios devido a uma ascendência que, no início, nem o próprio herói sabia possuir. Em The Beast Within o protagonista já está estabelecido como um autor de sucesso, vivendo em um castelo que herdou na Alemanha, tentando trabalhar em seu novo romance. Isso, é claro, é interrompido quando estranhas mortes começam a ocorrer em um vilarejo local.

Neste primeiro episódio, Henrique Sampaio e Caio Teixeira se acostumam com seus arredores, relembram mecânicas e, finalmente, chegam ao embate contra o enigma que assombrou a pré-adolescência de Teixeira. Terão eles sucesso agora que entendem melhor o que está acontecendo na aventura? Ou os pesadelos retornarão e deixarão Caio desperto por toda a noite? Isso você confere assistindo ao nosso novo HRQ vs. FMV.

A versão em português brasileiro de Gabriel Knight II: A Fera Interior, lançada no Brasil pela Brasoft, foi cedida ao Overloadr por Matheus Moreira, integrante da equipe da comunidade de traduções de jogos ScummBR. Obrigado, Matheus!”