O Full Motion Video, ou FMV, foi em certo momento visto como o futuro dos videogames, que de repente passaram a contar com atores reais e equipes de filmagens em sua produção. No entanto, quase tão rápido quanto surgiu, a febre do FMV desapareceu, tornando-se sinônimo de jogos frequentemente rasos, ruins e com atuações memoráveis pelos motivos errados. Mas, essa memória que temos de tais títulos é 100% fiel à realidade? E, mais do que isso, o FMV realmente morreu? Uma breve análise ao legado desses jogos e ao panorama do que foi desenvolvido nos últimos anos mostra que isso pode não ser bem a verdade.

Veja também:
HRQ vs FMV: Night Trap
HRQ vs FMV: Phantasmagoria
– Ao dialogar com o passado, Phantasmagoria explorou temas que o deixaram a frente do seu tempo

apoiase

  • Luciano Mendes

    Gente adorei! Não sabia que havia um universo tão grande assim com FMV.
    Mas tenho duas perguntas:
    Qual é o jogo da Thumbnail da matéria?
    E alguém sabe onde consigo jogar o X-Files: Game?

    • riquesampaio

      Oi Luciano. O thumb do YouTube é Phantasmagoria: A Puzzle of Flesh (ou Phantasmagoria 2 se preferir) e a imagem do post no site é Tesla Effect: A Tex Murphy Adventure.
      Já o X-Files, não sei :/

      • Luciano Mendes

        Brigado, Rique!
        Vou dar uma pesquisada por aqui!

    • Claudio Gaspari

      Eu tinha o X-files no PS1. Tenta emulador.

      • Luciano Mendes

        Opa, vou dar uma olhada!

  • Claudio Gaspari

    Como eu gostava desses jogos! Dos antigos, joguei a maioria. Dos mais novos, só alguns. Um desses jogos, especificamente, invoca uma memória muito ruim. Um amigo comprou o Phantasmagoria 2 e não rodava no pc dele. Como o meu era um “potente” Pentium 133, ele foi jogar comigo. Ninguém entendia muito de informática naquela época e, quando o jogo pediu para instalar o directx, interrompemos no meio e o meu PC foi para o caralho. Fiquei seis meses sem usar pq meu pai não queria gastar dinheiro com o técnico da manutenção. Resumindo. O amigo me deu o jogo, mas nunca mais arrisquei instalar. Eventualmente ele desapareceu, como qualquer coisa velha.