Listen to “Bilheteria #217 – Hiato” on Spreaker.

Download Direto

Ouça o Bilheteria no Spotify

O Bilheteria surgiu nasceu da nossa vontade de falar de tudo aquilo que não se encaixava no MotherChip, o podcast principal da casa. E considerando que o Overloadr é um site sobre videogames, é bastante incrível perceber o quão longe ele foi.

Apesar do Bilheteria ter surgido da informalidade, conseguimos entrevistar o advogado que propôs e defendeu a criminalização da homofobia no STF, em um episódio sobre direito penal e políticas públicas para a população LGBTQ. Apesar do clima descontraído, soubemos encontrar o momento para falar sobre depressão, ansiedade e suicídio com uma psicóloga. Apesar da informalidade, conseguimos discutir sobre o incêncio do Museu Nacional, sintoma da precarização da pesquisa científica no Brasil, ou sobre o rompimento das barragens de Brumadinho, sempre trazendo especialistas de áreas que não poderiam ser mais opostas às nossas. Fomos do riso às lágrimas quando entrevistamos o compositor dos clássicos da TV Cultura. Comentamos centenas de filmes, álbuns, séries, peças de teatro, programas de TV, exposições e rolês, nem sempre acreditando que alguém poderia ter interesse no que a gente tinha a dizer sobre tudo isso. Transitamos entre a banalidade e a urgência, entre o entretenimento e a informação. Fomos bem mais longe do que imaginávamos. E talvez tenhamos nos perdido no caminho.

A bem da verdade é que há algum tempo não sabemos exatamente o que o Bilheteria é e onde ele se encaixa dentro do Overloadr – e, como apontam nossos números, talvez o público também tenha as mesmas dúvidas. A mudança de formato que anunciamos em 2019 foi uma tentativa de alavancar a audiência e introduzir o podcast a um novo público, assim justificando seu tempo de produção, mas o que sentimos é que, mesmo que conseguíssemos novos ouvintes, eles poderiam não se interessar pelo resto da produção do site. E a bem da verdade é que os números não cresceram.

Assim, como parte de uma reforma que estamos começando aqui no Overloadr, decidimos colocar o Bilheteria em um hiato. Isso significa que não produziremos novos episódios por tempo indefinido. Talvez ele volte no futuro em um outro formato, quem sabe? O lado bom é que isso nos permitirá focar nossa atenção em novas atrações e novidades com as quais estamos bem animados! Assim, preferimos ver esse anúncio como o começo de outras coisas do que um fim propriamente dito – aquela história do copo meio cheio.

Neste episódio de despedida detalhamos nossa decisão de encerrar o Bilheteria por ora, agradecemos a todos os convidados que conseguimos nos lembrar e recordamos alguns dos nossos episódios favoritos.

Agradecemos imensamente toda a atenção, apoio, e-mails e carinho que recebemos de vocês durante essa jornada. Esperamos que vocês tenham absorvido toda a diversão, o aprendizado e o amadurecimento que o Bilheteria nos proporcionou até aqui.