Veja o trailer de Primeiro Contato, novo podcast documental do Overloadr

O que aconteceu quando o brasileiro, entre os anos 1980 e 2000, decidiu, pela primeira vez, botar um computador para dentro de casa? Primeiro Contato é um podcast documental que explora consequências dessa decisão, como o nascimento da indústria e mercado de games no Brasil, no contexto das transformações tecnológicas, econômicas, políticas e culturais do final do século XX.

Em antecipação ao lançamento, que acontece no dia 19 de julho, apresentamos o trailer de Primeiro Contato, que traz um gostinho do que será abordado nos 12 episódios do podcast.

Produzido em parceria com o B9, Primeiro Contato remonta os bastidores de um mercado de games que, diferentemente de hoje, era dominado por empresas brasileiras, como Brasoft, Tectoy e CD Expert. Para contar essa história, Henrique Sampaio, idealizador e co-fundador do Overloadr, reuniu ao longo de 2020 e 2021 mais de 50 entrevistas e realizou uma vasta pesquisa sobre o contexto econômico, político, social e cultural do país, em que esse mercado estava inserido.

Com uma narrativa envolvente, a temporada, que conta com 12 episódios de aproximadamente uma hora cada, aborda temas como os primeiros computadores nacionais, o nascimento de empresas pioneiras no setor de games por aqui, a revolução multimídia dos CD-ROMs e sua popularização nas bancas de jornal, passando pelas primeiras localizações de jogos e a chegada das gigantes estrangeiras no Brasil.

São histórias reais que captam a emoção e os perrengues dos negócios internacionais, dos conflitos corporativos, das dublagens precursoras, dos primeiros games brasileiros e dos pânicos morais em torno dos jogos violentos no final da década de 90. É um trabalho inédito e histórico que deve servir de referência para futuras gerações.

Primeiro Contato estreia dia 19 de julho em episódios semanais. Assine o feed na sua plataforma de preferência:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts | Amazon Music | Deezer | PocketCast

Veja mais: Apresentando Primeiro Contato, o novo podcast documental do Overloadr