MotherChip #279 - Videogames e racismo
Nesta semana não haveria como falarmos normalmente sobre jogos. Entre os protestos que estão ocorrendo em todo o mundo após o assassinato de George Floyd, nossa situação de instabilidade com um governo que flerta diariamente com o autoritarismo e fascismo, e casos abertos de racismo e outras formas de discriminação no meio dos games, não há situação em que falar sobre jogos, como se tudo estivesse normal, seria cabível. Neste episódio contamos com Ricardo Regis, membro do Nautilus e do Gaveta Filmes, para conversarmos um pouco sobre todos esses assuntos.
Assine:
Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | RSS
Download
Participantes:
Ricardo Regis
Henrique Sampaio
Heitor De Paola
Pessoas a projetos para seguir e apoiar:
Tainá Felix - Produtora cultural, tem um projeto chamado Game e Arte que desenvolve jogos e promove ações em prol de comunidades carentes (Videogames da Quebrada) e por representatividade e diversidade no meio de jogos. Jogos da Game e Arte são Amora e A Nova Califórnia, ambos podem ser adquiridos no Steam.
Sue the Real - Estúdio paulistano da Raquel Motta e Marcos Silva que trabalha com narrativas afro-brasileiras, dos quilombos (Angola Janga) à periferia (One Beat Min, em parceria como Zé Wilson). Site do estúdio.
Andreza Delgado, criadora do GamerPerifa, projeto que almeja dar visibilidade para quem produz e trabalha com jogos nas periferias.
Thiago Guimarães, escreve e apresenta vídeos no canal Ora Thiago.
Ale Santos, escritor e pesquisador. Autor do livro Rastros da Resistência e apresentador do podcast Infiltrados no Cast.
Ricardo Regis, co-fundador do Nautilus e editor no Gaveta Filmes.
Luiz Gustavo Queiroga, repórter com foco em esports da ESPN Brasil/ESPN Esports Brasil.
Load, apresentador do Omelete com foco em cultura pop, especialmente quadrinhos e anime.
Caio Gomes, físico atualmente trabalhando para a Amazon. Teve diversas participações no Nerd Cast e produz conteúdo no canal O Físico Turista.
Wakanda Streamers, reúne diversos streamers negros e negras. Os streamers podem ser encontrados diretamente na Twitch através deste link.
Alê Garcia, criador do podcast Negro da Semana. Ele também comanda o canal no Youtube de mesmo nome.
Alma Preta (site), jornalismo focado em temas raciais. Eles contam com uma campanha de financiamento coletivo para manter o site.
Nath Finanças, criadora de conteúdo voltado à educação financeira. Além do conteúdo no Youtube, tem também uma campanha de financiamento coletivo.
Kim Kaznowski, desenvolvedor de jogos. É produtor e programador na Double Dash Studios, estúdio brasileiro que recentemente lançou o jogo Sky Racket.