Rainy Day, da Thais Weiller, é um jogo curtinho sobre ansiedade e depressão que você deveria jogar agora

rainy-day.jpg

Rainy Day, da game designer Thais Weiller, uma das mentes por trás do selo JoyMasher, de Oniken e Odallus: The Dark Call, é um bom exemplo da capacidade dos jogos de transmitir emoções e simular estados de espírito. Você pode jogá-lo gratuitamente aqui.

Baseado em experiências pessoais, trata-se de uma narrativa interativa sobre a incapacidade física e mental de se preparar para mais um dia de trabalho, da perspectiva de alguém deprimido. Tudo se passa em uma manhã chuvosa e, embora você, no controle da personagem, tenha diferentes opções de como começar o dia, ela não é capaz de realizar nenhuma delas adequadamente. O tempo se arrasta e, quanto mais você insiste em se arrumar para sair de casa, mais fica claro que algo está errado.

As opções do jogo estão sempre embaçadas, como se você não pudesse tomar uma decisão com muita clareza. E quanto mais você insiste em realizar algo, menos contrastantes as cores do texto e do fundo se tornam, dificultando cada vez mais a leitura e transmitindo a sensação de sufocamento e incapacidade vivida pela personagem. Ao final, há uma mensagem clara: “Ansiedade é um assunto sério. O jogo tem como objetivo ilustrar como a ansiedade pode entrar na frente de uma vida feliz. Se você lida com problemas similares aos da protagonista, não diminua a importância deles e, por favor, fale com alguém sobre isso.”

rainy-day-2.jpg

Thais me contou que, apesar de ser um projeto pequeno, ele levou mais de um ano para ser lançado, justamente por que ela sofria da mesma exaustão reproduzida em seu próprio jogo. “A Amora [artista de Towerfall e Skytorn] ter aceitado fazer a arte me ajudou bastante na época, me deu um boost, mas então a vida aconteceu e parei de mexer nele por mais algum tempo.” Após ter se mudado de Manaus, onde trabalhava como game designer em um estúdio, ela começou a melhorar e, com isso, a dar prosseguimento ao desenvolvimento de Rainy Day. Neste momento, contudo, o medo da exposição contribuiu para que o projeto se alongasse mais um pouco.

Veja também:
– Criado por brasileiros, The Fifth Apartment é sobre a triste desolação doméstica de uma idosa
– Em cinco minutos, esse jogo fará você sentir-se como uma vítima de assédio sexual
– A fascinante jornada queer e vaporwave de SEAQUEST1992

Com o tempo, Thais percebeu que seu jogo poderia ajudar não apenas outras pessoas mas a si própria. “No começo eu tinha um pouco de vergonha, sabe? Eu não sou muito comunicativa e achava que esse jogo não ia me ajudar muito a melhorar”, conta. “Eu também acabava não falando muito com outras pessoas sobre isso. Mas nos últimos momentos do desenvolvimento, eu acabei mostrando-o para alguns amigos e muitos se identificaram. Era reconfortante saber que eu não era a única a ter esses problemas, que muita gente se sentia assim.”

“Eu achava que eu era defeituosa, que era o único ser humano incapaz de se comunicar direito e passei a ficar ansiosa com isso, mas no processo descobri que muita gente também se sente desta forma. Imagina quantas pessoas também não acham que tem algo terrivelmente errado com elas e que estão sozinhas? Foi neste momento que eu coloquei a mensagem no final. Foi a última página a ser adicionada.”

Thais publicou Rainy Day na manhã desta quarta-feira (27) e vem recebendo, nas redes sociais, inúmeras respostas de pessoas que se identificaram com seu jogo.

Transparência: os membros do Overloadr são amigos pessoais de Amora e Thais.