Primeiro Contato #11 - Como reconhecer um pioneiro
Renato Degiovani lidera a primeira comunidade de desenvolvedores de jogos do Brasil, criada em torno da revista Micro Sistemas e seu formato de listagens de softwares feitos localmente. Após um hiato motivado pela turbulência econômica, a indústria nacional de games ganha um novo fôlego com o Plano Real e popularização dos computadores pessoais, focada nos jogos infantis e educativos. Nadando contra a corrente, uma dupla de desenvolvedores de São Paulo cria Incidente em Varginha, primeira “grande” produção brasileira, enquanto lida com uma série de dificuldades.
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Este episódio conta com a participação de:
Renato Degiovani, criador de Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro para computador, e ex-editor da revista Micro Sistemas
Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios, desenvolvedora de games localizada em Londres
Alê McHaddo, animador, fundador da 44 Bico Largo e precursor multimídia no Brasil
Eduardo Mace, fundador da ATR e precursor multimídia no Brasil
Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativos
Odair Gaspar, co-criador do jogo Incidente em Varginha
Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston, trilha sonora original de Incidente em Varginha e de Epidemic Sound.
Esse episódio conta com materiais da TV Globo.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Nesta edição: o nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Nesta edição: o impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Nesta edição: os efeitos danosos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino no final anos 90
Neste episódio: A profissionalização da dublagem de games brasileira em Grim Fandango e seu impacto mais de 20 anos depois, durante a pandemia da Covid-19
Nesta edição: o nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Nesta edição: ouvintes relatam histórias de como computadores entraram em suas vidas
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Nesta edição: o modelo de distribuição de games via banca de jornal dá início a uma guerra entre Brasoft e CD Expert
Nesta edição: Brasoft abre um escritório nos EUA em 1994. Em um movimento contrário, Infogrames é a primeira publisher de games internacional a se instalar no Brasil. Uma ameaça vem de um lugar improvável.
Nesta edição: A explosão no consumo de informática no Brasil, impulsionado pelo Plano Real, e o nascimento de uma indústria multimídia nacional
Nesta edição: Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Nesta edição: o nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Nesta edição: As consequências da reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980, em um contexto de crise política e econômica
Primeiro Contato é o novo podcast documental do Overloadr, previsto para chegar em 2021.
Nesta edição: Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90