Primeiro Contato #3 - Alô, é do suporte?
A Brasoft contrata um garoto de 11 anos de idade para ser suporte técnico da sua linha de games. Ligações de clientes variavam entre dúvidas técnicas, dicas para progredir nos jogos e confusões estapafúrdias. A companhia é impedida de participar da Fenasoft em razão da menoridade legal do garoto, mas decisão é revertida após a aparição da empresa e do garoto no Fantástico. TecToy se torna a primeira concorrente da Brasoft. Plano Real estabiliza a inflação e, associado à abertura de mercado, dá início a uma explosão nas vendas de computadores domésticos.
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Esse episódio conta com a participação de:
Leonel Penna Franca, ex-executivo da Brasoft
Ricardo Penna Franca, ex-suporte técnico da Brasoft
Valternei Schultz, ex-suporte técnico da Brasoft
Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers
Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft
Paulo Roque, fundador da Brasoft
Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy
Henrique Olifiers, co-fundador da Bossa Studios
Théo Azevedo, ex-editor do UOL Jogos e fundador do Theogames
Lucia Garcia, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
Como foi o seu primeiro contato com computadores? Você acha que tem uma boa história sobre o seu primeiro computador? Conta pra gente! É só mandar um áudio no Whatsapp para o número (11) 91302-1584 que em breve a gente vai escolher as melhores para reproduzir no podcast em um episódio especial!
Para outros assuntos, entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston, Windows 96, Eis e do artista alemão Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound e do pacote clássico de MIDI do Windows.
Esse episódio contou com materiais da TV Globo.
Agradecimento especial à Lúcia Garcia e Sheila Valente.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Nesta edição: o nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Nesta edição: o impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Nesta edição: os efeitos danosos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino no final anos 90
Neste episódio: A profissionalização da dublagem de games brasileira em Grim Fandango e seu impacto mais de 20 anos depois, durante a pandemia da Covid-19
Nesta edição: o nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Nesta edição: ouvintes relatam histórias de como computadores entraram em suas vidas
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Nesta edição: o modelo de distribuição de games via banca de jornal dá início a uma guerra entre Brasoft e CD Expert
Nesta edição: Brasoft abre um escritório nos EUA em 1994. Em um movimento contrário, Infogrames é a primeira publisher de games internacional a se instalar no Brasil. Uma ameaça vem de um lugar improvável.
Nesta edição: A explosão no consumo de informática no Brasil, impulsionado pelo Plano Real, e o nascimento de uma indústria multimídia nacional
Nesta edição: Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Nesta edição: o nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Nesta edição: As consequências da reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980, em um contexto de crise política e econômica
Primeiro Contato é o novo podcast documental do Overloadr, previsto para chegar em 2021.
Nesta edição: Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90