Primeiro Contato - Histórias dos ouvintes (bônus 2)
Se você ouviu o episódio 6 até o final, sabe que o Primeiro Contato entrou num breve hiato de duas semanas e volta no dia 13 de setembro. Mas não se preocupe: preparamos dois episódios bônus para preencher essa lacuna. Lembra que todo final de episódio pedíamos para você enviar um áudio via WhatsApp, contando sua história de primeiro contato com seu computador? Esses episódios reúnem os melhores relatos que recebemos dos ouvintes. São histórias divertidas e sensíveis que ajudam a pintar um panorama de como foi a entrada dos computadores nos lares dos brasileiros, entre as décadas de 80, 90 e 2000.
Com relatos de Victor Sabino, Raila Spindola, Fábio Costa, Gabriel Rezende, Luiz Gustavo Dias, Barbara Gutierrez, Gustavo Vieira, Felipe de Almeida, Mariana Stéfani, Claiton Knoth, Thai Spier, Michael Santos e Daniel Cananea.
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Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização deste episódio: Henrique Sampaio, com apoio de Mariana Leão e Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Windows 96 e Epidemic Sound.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Nesta edição: o nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Nesta edição: o impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Nesta edição: os efeitos danosos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino no final anos 90
Neste episódio: A profissionalização da dublagem de games brasileira em Grim Fandango e seu impacto mais de 20 anos depois, durante a pandemia da Covid-19
Nesta edição: o nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Nesta edição: ouvintes relatam histórias de como computadores entraram em suas vidas
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Nesta edição: o modelo de distribuição de games via banca de jornal dá início a uma guerra entre Brasoft e CD Expert
Nesta edição: Brasoft abre um escritório nos EUA em 1994. Em um movimento contrário, Infogrames é a primeira publisher de games internacional a se instalar no Brasil. Uma ameaça vem de um lugar improvável.
Nesta edição: A explosão no consumo de informática no Brasil, impulsionado pelo Plano Real, e o nascimento de uma indústria multimídia nacional
Nesta edição: Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Nesta edição: o nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Nesta edição: As consequências da reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980, em um contexto de crise política e econômica
Nesta edição: Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90