Primeiro Contato #8 - Através de uma geração
Cristina entra em conflito com a Brasoft por conta do escritório em São Francisco, transformado em um estúdio de localização. Uma nova empresa de dublagem multimídia em São Paulo quebra o mercado com preços insignificantes, expulsando Pedro da área que ele mesmo criou. A Caracol é vendida para a Brasoft, que produz a localização de Grim Fandango, considerada uma das melhores já feitas para games no Brasil. Mais de 20 anos depois, esse trabalho impacta as vidas de um professor universitário de Santa Catarina e seu filho durante a quarentena da Covid-19, causando uma inesperada corrente do bem.
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Este episódio conta com a participação de:
Pedro Milliet, co-fundador do estúdio Caracol e pioneiro da localização e dublagem de software multimídia no Brasil
Cristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft
Araken Leão, co-fundador da Sincromusic
Rogério Maudonnet, engenheiro de som e ex-diretor de dublagem da Caracol
Ithamar Lembo, ator, locutor e diretor de teatro e TV
Henrique Olifiers, desenvolvedor de jogos e fundador da Bossa Studios
Rogério Christofoletti, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina
Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Windows 96 e Matheus Leston. Músicas adicionais de Epidemic Sound
Agradecimento especial: Carlos Cassemiro
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Nesta edição: o nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Nesta edição: o impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Nesta edição: os efeitos danosos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino no final anos 90
Neste episódio: A profissionalização da dublagem de games brasileira em Grim Fandango e seu impacto mais de 20 anos depois, durante a pandemia da Covid-19
Nesta edição: o nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Nesta edição: ouvintes relatam histórias de como computadores entraram em suas vidas
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Nesta edição: o modelo de distribuição de games via banca de jornal dá início a uma guerra entre Brasoft e CD Expert
Nesta edição: Brasoft abre um escritório nos EUA em 1994. Em um movimento contrário, Infogrames é a primeira publisher de games internacional a se instalar no Brasil. Uma ameaça vem de um lugar improvável.
Nesta edição: A explosão no consumo de informática no Brasil, impulsionado pelo Plano Real, e o nascimento de uma indústria multimídia nacional
Nesta edição: Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Nesta edição: o nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Nesta edição: As consequências da reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980, em um contexto de crise política e econômica
Primeiro Contato é o novo podcast documental do Overloadr, previsto para chegar em 2021.
Nesta edição: Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90