Primeiro Contato #7 - Falado em português
A localização de jogos no Brasil começa na ilegalidade, na década de 1980, com programadores adaptando o código de títulos importados para embutir traduções sem autorização dos criadores. Com a explosão multimídia e abertura de mercado, já em meados dos anos 90, a Brasoft começa a realizar as primeiras dublagens de software e jogos infantis por meio do estúdio Caracol, de Pedro Milliet, que acaba se tornando expoente na área. Com o meio ainda em desenvolvimento, diferentes companhias surgem, realizando trabalhos com resultados duvidosos e às vezes cômicos.
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Este episódio conta com a participação de:
Susan Howard, gerente de localização da Netflix pro português brasileiro e ex-tradutora na Brasoft
Cristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft
Paolo Pugno, ex-programador na Disprosoft
Marcus Garrett, co-autor dos documentários 1984: O Ano dos Videogames no Brasil e Loading: Nossos Primeiros Jogos de Computador
Alê McHaddo, criador do jogo Gustavinho em o Enigma da Esfinge
Pedro Milliet, co-fundador do estúdio Caracol
Élcio Sodré, ator, dublador e diretor de dublagem
Gerson Souza, ex-gerente de produto na Brasoft
Rogério Maudonnet compositor e engenheiro de som, ex-diretor de dublagem da Brasoft
Rafael Matsunaga, ex-testador e engenheiro de localização na Brasoft
Valternei Schultz, ex-suporte técnico da Brasoft
Benoit Joseph Chaix, ex-executivo da Infogrames do Brasil
Marcelo Ramos, co-fundador do estúdio Kinetics
Orlando Shorter, co-fundador do estúdio Kinetics
Entre em contato conosco através do email primeirocontato@b9.com.br.
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Matheus Leston, e Felix Kubin. Músicas adicionais de Epidemic Sound.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Nesta edição: o nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Nesta edição: o impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Nesta edição: os efeitos danosos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino no final anos 90
Neste episódio: A profissionalização da dublagem de games brasileira em Grim Fandango e seu impacto mais de 20 anos depois, durante a pandemia da Covid-19
Nesta edição: o nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Nesta edição: ouvintes relatam histórias de como computadores entraram em suas vidas
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Nesta edição: o modelo de distribuição de games via banca de jornal dá início a uma guerra entre Brasoft e CD Expert
Nesta edição: Brasoft abre um escritório nos EUA em 1994. Em um movimento contrário, Infogrames é a primeira publisher de games internacional a se instalar no Brasil. Uma ameaça vem de um lugar improvável.
Nesta edição: A explosão no consumo de informática no Brasil, impulsionado pelo Plano Real, e o nascimento de uma indústria multimídia nacional
Nesta edição: Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Nesta edição: o nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Nesta edição: As consequências da reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980, em um contexto de crise política e econômica
Primeiro Contato é o novo podcast documental do Overloadr, previsto para chegar em 2021.
Nesta edição: Internet, pirataria e crise econômica: o fim de uma era para as publishers de games brasileiras dos anos 90