Como uma fanart levou um brasileiro a se tornar diretor no reboot de Little Big Adventure

No último dia 30 de maio, alguns membros do novato estúdio parisiense 2.21 se reuniram em uma live na Twitch para a comemoração dos 25 anos de Twinsen’s Odyssey, também conhecido como Little Big Adventure 2. A ocasião também marcou os primeiros lançamentos da equipe: novas versões dos dois únicos jogos da série, baseadas em seus respectivos códigos fontes originais, escritos entre a primeira e segunda metade dos anos 90 por um time liderado por Frédérick Raynal, game designer francês que fez sua fama quando apresentou ao mundo Alone in the Dark, sua mais popular criação.

Encarte e CD-ROM da edição brasileira de Twinsen’s Odyssey. Imagem: Henrique Sampaio

Apesar da série Little Big Adventure ter permanecido dormente desde o final da década de 1990, suspensa na promessa nunca concretizada de um terceiro episódio, sua base de fãs se manteve ativa através das décadas, especialmente nas cenas de speedruns e fangames.

No Brasil, Twinsen’s Odyssey se tornou querido entre jogadores de PC por ter sido lançado com legendas em português, em uma época em que isso era incomum, especialmente nos consoles. Além do lançamento no varejo, em 1997, o jogo estava incluso em kits multimídia Sound Blaster e, em 1999, atingiu bancas de jornal do país inteiro ao acompanhar a edição de número 25 da revista CD Expert. É comum, entre quem jogou Twinsen’s Odyssey na infância ou adolescência, a afirmação hiperbólica de que este é o melhor jogo já feito.

Então qual não foi a surpresa dos fãs brasileiros que assistiam à live de relançamento de Twinsen’s Odyssey e seus 25 anos quando, em meio aos europeus que compõem o estúdio, em uma transmissão falada exclusivamente em inglês, um conterrâneo entra em cena e começa a falar com o público em português brasileiro, com sotaque soteropolitano? Tratava-se de Paulo Torinno, um artista de Salvador, Bahia, que foi apresentado na ocasião como o novo diretor de arte do reboot de Little Big Adventure, anunciado no início do ano. 

Perrengues em São Paulo

Paulo havia chegado da França há alguns dias e estava hospedado na casa de sua mãe em Salvador, quando conversou comigo via videoconferência. Estava de passagem pelo Brasil antes de se mudar definitivamente para Paris, como funcionário da 2.21.

O artista cresceu no populoso bairro Boca do Rio, na capital da Bahia. Filho de uma professora, sempre foi obcecado por desenho. Enquanto conversávamos, tive que pedir para que ele tentasse manter o caderno de esboços afastado do computador, ou então não conseguiria evitar rabiscar durante a entrevista.

Ao lado do irmão, desenvolveu um gosto por videogames e jogos de computador, mas um deles, Twinsen’s Odyssey, o encantou desde o momento em que o CD-ROM foi colocado para dentro do PC. “A gente brigava pra jogar, pra ver quem ia usar o computador. As memórias que eu tenho de LBA meio que se entrelaçam com a minha infância de alguma forma”, conta. Formas que lembram rabbibunnies, um tipo de coelho humanoide, uma das espécies que habitam o mundo de fantasia do jogo, começaram a aparecer naturalmente em seus desenhos, de fortes traços geométricos.

Tirinha publicada por Paulo Torinno em 2014. Imagem: Paulo Torinno

Mais tarde, após o divórcio dos pais, passou algum aperto morando com a mãe e o irmão. Trabalhou por um ano na editora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde cursou a faculdade de design de produto. Com a divulgação de suas ilustrações e tirinhas no Facebook, muitas delas carregadas de críticas à onda conservadora do começo da década de 2010, ganhou uma bolsa de estudos na escola de artes paulistana Quanta. Com o que restava de seu salário, conseguiu juntar R$ 7 mil e partiu para a capital de São Paulo para estudar e trabalhar.

“Fui meio que na loucura”, recorda Paulo. “Não conhecia muita gente. Fui acolhido pelo melhor amigo de minha prima na pensão que ele estava.” No primeiro ano, Paulo lidou com o sentimento compartilhado por tantos outros brasileiros que migram para a capital de São Paulo em busca de oportunidade. “Senti que eu não iria conseguir ser o profissional que eu queria. Tive esse choque de realidade. Não tinha grana quando era mais novo pra fazer curso. Meu sonho era ter alguém que me alavancasse de alguma forma. Mas quando eu cheguei, eu vi que, igual a mim, tinha aos montes. E aí eu tive que mudar minha meta.”

Paulo se inscreveu em um segundo curso especializado de desenho. Paralelamente, aceitava as oportunidades que lhe apareciam, mesmo que não fossem muito do seu agrado. Com R$ 800 de aluguel da pensão e R$ 500 do curso, o dinheiro ia embora num instante. “Era uma bomba relógio. Meus familiares contribuíram com uns 300 contos, o que me ajudou, mas no grosso, eu não podia contar com o auxílio de ninguém. Minha mãe não tinha condições. Então foi muito difícil. Lidei com muita ansiedade, vivia com insônia, preocupado com o dinheiro que ia faltar. Eu acordava de madrugada e ia estudar, desenhar. Economizava até no sabonete. Perdi sete quilos no primeiro mês, ansioso, sem me alimentar direito, na afobação de querer progredir e mudar as coisas.”

Dedicado aos estudos de arte, Paulo acredita que esse foi o motivo que o impulsionou em sua carreira. “Sempre que eu ganhava dinheiro eu canalizava em curso, não sobrava muita coisa. No segundo ano eu já estava conseguindo me fincar melhor no mercado, sempre trabalhando paralelamente, me sustentando.”

O senso de urgência o levou a dar as caras em estúdios de arte, animação e design, para “vender seu peixe” e construir uma rede de contatos e oportunidades melhores. “Nunca fui de negar trampo, de escolher, por conta da necessidade mesmo. Então acabei estudando muita coisa diferente”, conta. “Hoje consigo me virar com personagem, cor, cenário, animação, várias coisas diferentes por conta dessa experiência que tive em São Paulo. Trabalhei com editorial, ilustração, a revista Mundo Estranho, livro, animação.”

Ao longo de cinco anos na metrópole, Paulo conquistou o reconhecimento que buscava. Um dos trabalhos que ele cita com orgulho foi a direção de arte do premiado longa de animação Tito e os Pássaros, que chegou a ser pré-selecionado para o Oscar. Outro projeto relativamente recente que contou com o envolvimento de Paulo foi a animação da personagem Raze em Valorant, que retrata uma versão futurística de Salvador, sua terra natal.

Cena de Tito e os Pássaros, animação com co-direção de arte de Paulo Torinno. Imagem: Divulgação

De São Paulo a Paris

Fanart de Little Big Adventure, feita por Paulo. Imagem: Paulo Torinno

Em algum momento de 2018 ou 2019, Paulo não se recorda muito bem, teve vontade de fazer uma ilustração de Little Big Adventure. Reinterpretou personagens e criaturas da série, em especial Zoé, a esposa do herói Twinsen, que precisava ser resgatada no primeiro jogo e tinha uma participação importante mas secundária no segundo, em que está grávida. Na releitura de Paulo, Zoé aparece usando a túnica ancestral, o medalhão de Sendell e a bola mágica, itens sagrados e fontes de poder no mundo de Little Big Adventure, usados até então apenas por Twinsen. No canto superior, escreveu “LBA 3”, como se fosse sua versão idealizada do tão sonhado terceiro jogo da série.

Ao postar a arte nas redes sociais, marcou o criador da série, Frédérick Raynal, e outras pessoas ligadas aos jogos originais, mas não obteve nenhum retorno. “Ok, mais uma fanart que ninguém vê, mas tudo bem”, pensou. “Senti que não cheguei à galera, aos fãs.”

Aproximadamente dois anos e uma pandemia depois, Paulo recebeu um e-mail de um francês chamado Benoît Limare. No corpo da mensagem, o homem dizia que estava fundando uma nova companhia chamada 2.21 e que iria trazer a série LBA de volta. “Deve ser só mais um cara nerd que nem eu querendo ressuscitar o jogo e metendo o louco”, supôs. “Achei que não era real. Mas aí ele falou que estavam planejando fazer um reboot.” Conforme foi lendo, a descrença passou a ser substituída por empolgação. Até que Benoît diz ter visto e gostado da arte de LBA publicada por Paulo algum tempo atrás. “Eu fiquei que nem pinto no lixo”, recorda. 

Continuou a ler o e-mail, que termina com uma surpresa: Benoît queria envolvê-lo no projeto de reboot de LBA. “Eu caí pra trás”, diz Paulo. “Não é verdade, isso é trote, pensava eu. Aí eu li de novo. Ok, é verdade. Ficava dividido. É um sonho.” Paulo viu ali uma chance não apenas de trabalhar com um projeto internacional relevante para sua carreira mas, especialmente, com um jogo tão conectado à sua própria vida.

Entre a incredulidade e a animação, entrou para a fase de pitch, juntamente com outros artistas do resto do mundo. “Foram três dias de criação on fire. Pra mim era mais ‘batata’ pq eu conheço o jogo.” Paulo desenhou personagens, incluindo variações de um milico do exército do vilão Funfrock, do primeiro jogo, e a rainha mosquibee do segundo, uma mistura de abelha e mosquito que lidera um grupo de rebeldes contra um imperador tirânico em Twinsen’s Odyssey.

Posteriormente, Benoît marcou uma videochamada com Paulo, que convidou seu melhor amigo, João Ferrari, o Nemo, para fazer a tradução simultânea. A incapacidade do amigo de esconder a empolgação enquanto ouvia o francês falar, já denunciava a boa notícia que estava por vir: Benoît queria contratá-lo para ser diretor de arte do novo LBA, agora chamado de Twinsen’s Little Big Adventure. “Minha pressão caiu na hora”. Nemo e Paulo comemoraram juntos, antes mesmo da videochamada chegar ao fim. Benoît explicou então que talvez fosse necessário que Paulo fosse à França algumas vezes na etapa inicial de produção. “Ah, eu posso fazer esse sacrifício”, disse, com um enorme sorriso no rosto.

Aos 33 anos, sem saber falar francês e com um inglês capenga, Paulo voou para Paris — a primeira viagem internacional de sua vida. Diz que está estudando inglês, para depois se focar no francês, mas que no momento consegue se virar com a ajuda de aplicativos de tradução — curiosamente, a mesma forma como Twinsen se comunica em suas viagens interplanetárias em LBA2. “Vira e mexe eu começo a fazer mímica. Aos poucos eu vou fazendo o download da minha personalidade de verdade. No momento, minha nova personalidade é gaga e mais tímida. É um processo.” Recentemente, uma outra brasileira, a artista 3D e designer Natasha Valente, foi contratada pela 2.21. “Vou ter uma companhia brasileira pra me corrigir quando eu tiver falando bobagem em inglês na reunião”, brinca.

A comunicação desajeitada, típica de quem lida pela primeira vez com uma cultura, costumes e linguagem tão diferentes, lhe rendeu uma das experiências mais marcantes de sua vida. “Uma coisa engraçada nos franceses é a pontualidade”, explica Paulo. “A gente tem o costume de dizer, numa despedida, ‘ah vamos marcar’, que é uma forma de falar ‘curto você o suficiente pra querer marcar alguma coisa, mas não agora’. Numa dessas, eu falei pro Did (Didier Chanfray, diretor de arte dos jogos originais, que ao lado de Paulo, repete a função no reboot): ‘vamos marcar um dia para eu conhecer sua família’.” Para a surpresa de Paulo, Didier respondeu afirmativamente, já sugerindo datas para que ele passasse algum tempo em sua casa, em uma região montanhosa ao sul de Lyon, no interior da França.

Paulo em caminhada pelas montanhas do Parque Natural Regional do Pilat. Imagem: Didier Chanfray

Paulo tomou o trem sozinho pela primeira vez, e foi recebido por Didier e sua esposa, que o acolheram por três dias em sua casa. Foi uma experiência de imersão à intimidade de um dos criadores de Twinsen’s Odyssey e alguém que, de uma forma ou outra, havia ajudado a moldar um pouco da visão artística de Paulo, mais de duas décadas antes.

“Did é um cara sensacional, atencioso, engraçado. Tem uma vida mais voltada pro interno. Ele mora no interior da França, num lugar tranquilo, ao redor de uma vilazinha medieval”, descreve Paulo. “Enquanto estive lá, tentei anotar e desenhar algumas coisas para absorver um pouco do sentimento e do pensamento dele. Pra mim, ele é uma peça chave para o fio da meada do jogo. Em um dos nossos primeiros contatos, ele me disse que achava importante pensar nos valores do jogo, dos personagens. Achei isso bem massa. Twinsen não é um jogo sobre competição, ego. É sobre altruísmo.”

Pergunto a Paulo se ele pode compartilhar alguns destes esboços, mas por se tratar de desenhos ligados ao projeto do reboot, ele recusa.

Didier levou Paulo a uma verdadeira câmara do tesouro: seu estúdio particular, onde ele guarda seus desenhos, inclusive os originais de seus trabalhos na Adeline Software International, antiga produtora de LBA e Time Commando. Lá, Paulo viu os esboços de produção de jogos que, até alguns meses atrás, pareciam existir apenas em sua memória. 

Em outra ocasião, Didier mostrou a Paulo um carrinho de brinquedo amarelo, originalmente de seu filho, e que acabou se tornando para Didier um parâmetro de design em seu trabalho de concepção do mundo de Twinsen’s Odyssey. “Ele explicou como o design do jogo precisava ter uma unidade, e como aquele brinquedo serviu de referência. Tudo o que você vê no jogo é meio arredondado, como aquele carrinho.” De tão importante para o design do jogo, o brinquedo foi incluído no vídeo de introdução de Twinsen’s Odyssey. A experiência foi como uma passagem de bastão simbólica, cabendo agora a Paulo buscar seu próprio carrinho amarelo.

 

O carrinho amarelo que aparece na introdução de Twinsen’s Odyssey era um brinquedo real do filho de Didier, e serviu de parâmetro para o artista elaborar o design dos objetos e cenários do jogo. Imagem: Reprodução/Paulo Torinno

 

Antes do retorno à Paris, Didier deixou que Paulo escolhesse levar para sua casa um de seus esboços originais. Paulo ficou em dúvida entre dois: um desenho da cena em que Twinsen resgata os magos, um dos últimos segmentos de LBA2, e um esboço da Ilha da Fortaleza de LBA1. Didier, notando sua incapacidade de escolher, acabou lhe dando os dois esboços originais, além de uma arte de Time Commando, de cortesia.

De volta à Paris, chegava a esquecer de que estava na Europa, trabalhando no projeto de seus sonhos. “Às vezes eu tinha a sensação de que ainda estava em São Paulo, escutando da janela os carros e gente passando na rua. Aí do nada ouvia alguém falando francês. ‘Caramba, tô em Paris’”, pensava consigo mesmo, como alguém que se belisca para saber se está sonhando. “Mas eu costumo dizer que Paris, pra mim, é só um detalhe. Eu iria pra qualquer lugar da galáxia pra trabalhar em Twinsen. Eu até falei para um amigo que é musico: é como se Bob Marley e Michael Jackson ressuscitassem e decidissem montar uma banda com você. É a felicidade que estou sentindo.”